A partir de 2025, o Ministério da Saúde atualizou o calendário de vacinação para ampliar a proteção contra as meningites bacterianas em crianças. A partir deste ano, a dose de reforço da vacina meningocócica C, aplicada aos 12 meses, será substituída pela vacina meningocócica ACWY, que protege contra os quatro sorotipos da bactéria meningococo: A, C, W e Y.
Essa mudança faz parte de um plano nacional para o enfrentamento das meningites até 2030 e traz mais segurança para os pequenos, protegendo-os contra infecções generalizadas causadas por essas bactérias.
Em Erechim, a vacina já está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h30 às 11h e das 13h às 16h30. Na Unidade de Referência em Saúde Materno Infantil (URMS), a vacinação ocorre das 8h30 às 18h, sem fechar ao meio-dia, facilitando o acesso das famílias.
O secretário municipal de Saúde, Vianei Mueller, destaca a importância da imunização desde a primeira infância: “Garantir que nossas crianças estejam protegidas contra doenças graves como as meningites é uma prioridade para a saúde pública de Erechim. A disponibilidade da vacina meningocócica ACWY em nossas unidades de saúde é um avanço importante para ampliar a proteção dos bebês e prevenir complicações que podem ser fatais.”
O esquema completo de vacinação contra a meningite para crianças inclui duas doses da vacina meningocócica C, aplicadas aos 3 e 5 meses de idade, seguidas da dose de reforço com a meningocócica ACWY aos 12 meses. Já para os adolescentes, está prevista a segunda dose da vacina meningocócica ACWY entre 11 e 14 anos.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de os pais e responsáveis procurarem as unidades de saúde para garantir a imunização completa das crianças, protegendo-as contra essas doenças graves.
Por: SMGG Diretoria de Comunicação