Erechim lança programação do Outubro Rosa

Lançada na manhã desta segunda-feira (2), na sede da Unimed, a programação do Outubro Rosa realizada pelo município de Erechim, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Gabinete da Primeira-dama, Coletivo das Primeiras-damas da Amau, Cerest/AU, Unimed Erechim, Instituto Unimed, Banco de Sangue do Alto Uruguai Gaúcho e Caol. O tema do movimento deste ano é ‘Aquilo que nos desafia, também nos fortalece. Quem ama, cuida!”

A coordenadora do colegiado da Amau, primeira-dama de Gaurama, Silvana Bettega, explanou sobre a importância do movimento e da união de todas as entidades para o sucesso da ação.

A médica Ana Zampieri falou sobre o câncer de mama, comentou a respeito da falta de dados estatísticos no Brasil e as formas de prevenção. Segundo ela, a incidência do câncer de mama é muito maior nas mulheres, mas pode atingir homens já que eles também carregam o hormônio chamado estrogênio. No entanto, o número de pessoas do sexo masculino acometidos pela doença é muito menor. De um universo de 100 mil mulheres, são registrados 125 casos, enquanto que do mesmo número de homens, o câncer de mama atinge 1,23 pessoas. Segundo a médica, em 2012 foi registrado um caso de câncer a cada 32 segundos e um óbito a cada 90 minutos no mundo, totalizando 1,7 milhão de novos casos.

O assessor técnico da Secretaria Municipal de Saúde, Jackson Arpini, discorreu sobre o evento marcado para o dia 25, no Polo de Cultura, das 13h30 às 17h. A atividade foi organizada de uma maneira diferente e será na modalidade de circuito. Tem como público-alvo mulheres dos municípios integrantes da Amau em tratamento ou que venceram a enfermidade, além de profissionais de saúde. Será realizado acolhimento com o grupo ‘Amigos da Alegria’, palestras, atividade laboral, maquiagem, oficina de lenços, fotografias, degustação de chás, lanche, música, bailinho e sorteio de brindes oferecidos pelos municípios.

No momento da chegada, todas receberão um lenço personalizado, ofertado pela Unimed Erechim, Instituto Unimed e Associação Médica do Alto Uruguai. Além disso, duas palestras estão agendadas uma destinada para pacientes e outra para os profissionais de saúde e convidados. A atividade laboral será ministrada pela equipe do Cerest/AU e a oficina de amarras de lenço com a equipe voluntária do Caol. Às pacientes, primeiras-damas e grupos dos municípios serão ofertadas fotografias que ficarão prontas na hora e de forma gratuita. No espaço denominado bailinho, haverá apresentação do grupo Vento Negro.

A programação seguiu na tarde de segunda-feira, com palestra de prevenção no Centro Cultural 25 de Julho, com médicos, profissionais de educação física e nutricionista.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS