A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde, inicia nesta quarta-feira (2) a Campanha de Vacinação Contra a Gripe. Tradicionalmente realizada em todo o Brasil entre os meses de abril e maio, neste ano, a campanha terá início antecipado em alguns municípios, em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país.
A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. Erechim recebeu 3.120 doses que serão destinadas para os grupos prioritários, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) no horário das 8h30 às 11h e das 13h às 16h30 e a UBS Centro (antiga UPA) das 8h30 às 18h30 sem fechar ao meio dia.
O secretário de Saúde, Vianei Mueller, acompanhado do Zé Gotinha recebeu as primeiras doses para dar início a campanha. “É muito importante que as pessoas procurem as Unidades de Saúde e se vacinem contra a gripe. Pessoas vacinadas apresentam menores chances de contrair a doença de uma forma grave e, com isso, podemos diminuir as lotações em hospitais e clínicas com pessoas com doenças e síndromes respiratórias. Então, pedimos, que as pessoas venham com a gente nessa campanha. Vacinas salvam vidas. Esperamos vocês na UBS mais próxima a sua casa para aplicar a vacina contra a gripe”, pontua o secretário de Saúde.
Importante destacar que a meta é vacinar 8.383 crianças, 20.888 idosos e 969 gestantes para, com isso, alcançar o percentual de 90% de cobertura vacinal.
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, destaca a importância das pessoas tomarem a vacina contra a gripe. “É muito importante que todas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário inicial tomem a vacina. Precisamos ampliar a cobertura vacinal, e assim, evitar que a população seja acometida pelos vírus respiratórios que estão circulando. Tomar a vacina significa cuidar de si e do próximo. Vamos nos prevenir. Vacinas salvam vidas”, disse o prefeito.
Veja quem pode se vacinar nessa primeira etapa:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Gestantes e puérperas;
- Idosos com 60 anos ou mais.
Por: SMGG Diretoria de Comunicação