Erechim estuda aquisição de containers para coleta de lixo

Muitos municípios gaúchos já aderiram ao sistema de conteinerização, uma prática que tem sido adotada com sucesso para coleta de lixo. Erechim já estuda essa possibilidade, conforme salientou o prefeito, Paulo Polis, em entrevista à Rádio Cultura. “Falei com o secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira e, os estudos sobre esse tema já estão avançados. Até porque, está cada vez mais difícil conseguir mão-de-obra, não é um trabalho simples de executar”.

Os containers também serão a solução para os impasses ocorridos somente este ano. A empresa Engesa rompeu o contrato com o município que, para não deixar a população desassistida, providenciou uma força tarefa com caminhões de três secretarias municipais e mão-de-obra dos garis demitidos pela empresa. Agora, a nova empresa contratada emergencialmente, Caroldo, é quem tem executado o serviço de coleta. “Quando algumas questões acontecem e as empresas não conseguem resolver, cai no colo da prefeitura”, lembrou o prefeito.

Para Polis o trabalho de coleta é difícil e há vagas em outros setores quando os containers forem instalados. “Temos 700 a 800 vagas disponíveis na indústria. É melhor que essas pessoas vão para a indústria se qualificar. Acredito que em maio ou junho, teremos novidades com relação aos containers ”, relatou.

Ainda comentou que outros projetos de governo estão sendo estudados, como transformar o lixo em energia.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS