Erechim estaria trocando a sua população “nativa” por estrangeiros?

Se nos últimos 12 meses, mais de mil vagas de emprego foram preenchidas por estrangeiros vindos principalmente da Venezuela, será que a população total teve um acréscimo de somente 112 pessoas?

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Erechim teve um acréscimo de apenas 112 habitantes entre 2024 e 2025. Por outro lado, neste mesmo período, um grande número de estrangeiros foi acolhido por aqui e, uma prova disso, é que nos últimos 12 meses, mais de mil vagas de emprego geradas em Erechim, foram preenchidas por pessoas de outra nacionalidade, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

É uma conta que não fecha. Sendo assim, o que estaria acontecendo com os erechinenses natos? Estaria ocorrendo muito mais óbitos do que nascimentos? Estariam migrando para centros maiores em busca de melhores oportunidades? Ou dados divulgados pelo IBGE não condizem com a realidade?

Vale lembrar que dados oficiais, como os que foram divulgados, são a base de uma série de tomadas de decisão do poder público que envolve a destinação de recursos e investimentos em saúde, educação, infraestrutura e muito mais. Então eles devem retratar o mais próximo possível da realidade para não desperdiçar os recursos oriundos dos impostos pagos pela população e pelas empresas.

Para o prefeito Paulo Polis, os números do IBGE podem estar diferentes da realidade, visto que não foram levantados um loco. Para ele, a população erechinense já ultrapassa os 120.000 habitantes.

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS