Erechim é bandeira vermelha

Na tarde desta sexta-feira (26), o Estado atualizou as informações do mapa do Distanciamento Controlado e, além das quatro regiões que já estavam na bandeira vermelha, houve piora nos indicadores em outras cinco regiões: Caxias do Sul, Erechim, Palmeira das Missões, Passo Fundo e Santo Ângelo.

Somadas a Porto Alegre, Capão da Canoa, Novo Hamburgo e Canoas, o Estado tem, portanto, nove regiões na bandeira vermelha na rodada preliminar do modelo, divulgado hoje.

Conforme dados do Estado

Sem conseguir reduzir o número de internados por Covid-19 em UTI de uma semana para outra (continuou com seis pacientes), os municípios que integram a região de Erechim tiveram um aumento de seis para oito casos por  Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em leitos de tratamento intensivo. Além disso, a região teve 10 pessoas internadas por Covid-19 no último dia do levantamento, o dobro da semana anterior.

Ao mesmo tempo, Erechim teve redução de 18 para 14 leitos de UTI disponíveis, um dos fatores que resultou na classificação final de bandeira vermelha. A região igualmente teve pequeno aumento dos casos confirmados de hospitalização por Covid-19 (de 9 para 10 registros) ao longo dos últimos sete dias.

O prefeito municipal de Erechim, Luiz Francisco Schmidt, já contatou a secretaria estadual de Saúde, Arita Bergmann, que sugeriu que o mesmo entre com recurso. “Chequei os dois hospitais, equívoco do Estado no número de leitos UTI, ninguém reduziu, são 18 leitos UTI COVID e nunca usamos mais de 50% dos mesmos. Leitos de internação clínica COVID são 41 leitos e também, nunca usamos 50% dos mesmos”.

Por Carla Emanuele 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS