Erechim confirma 1° caso de varíola do macaco

O caso foi confirmado nesta quinta-feira (11), através de diagnóstico laboratorial pelo LACEN

O Núcleo Hospitalar de Vigilância Epidemiológica da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE), confirma um caso de Monkeypox, conhecida como Varíola do Macaco em um paciente que esteve hospitalizado na Casa de Saúde e realizou a coleta para confirmação laboratorial.

O caso foi confirmado nesta quinta-feira (11), através de diagnóstico laboratorial pelo LACEN. O paciente não é morador de Erechim e já está em isolamento intradomiciliar em seu município de origem, conforme normas do Ministério da Saúde.

O Hospital Santa Terezinha esclarece ainda, que a população deve se manter atenta aos sinais e sintomas da doença: febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, calafrios, cansaço e lesões de pele. A transmissão ocorre pelo contato com secreções respiratórias/fluidos corporais, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. Assim como toda doença, a Monkeypox requer cuidados nos hábitos de higiene, como lavar as mãos com frequência ou utilizar álcool em gel.

A Casa de Saúde reforça que todas as medidas de isolamento intrahospitalar, prevenção e controle foram realizadas pela equipe multiprofissional da instituição ao se caracterizar o caso como suspeito. Diante da confirmação, as pessoas que tiveram contato desprotegido com o paciente irão ser monitoradas quanto a existência de sinais e sintomas da doença.

O Núcleo Hospitalar de Vigilância Epidemiológica da Instituição realizou uma série de treinamentos com o tema “Orientações para a Vigilância Epidemiológica da Monkeypox”, portanto, a equipe está capacitada e orientada quanto ao autocuidado profissional e atendimento/cuidado ao paciente.

A FHSTE está acompanhando as informações técnicas e protocolos que vem sendo enviados pelo Ministério da Saúde.

Por Assessoria de Comunicação 
Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS