Com o objetivo de fomentar a leitura e a participação ativa na cultura local, a Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Economia Criativa, apresentou durante o lançamento da Feira do Livro 2025, o projeto ‘Erechim, Cidade que Lê’. A iniciativa promete transformar a cidade em um verdadeiro celeiro cultural, com ações inovadoras e acessíveis a todos os públicos, visando promover a leitura de maneira interativa e inclusiva, celebrando o poder transformador dos livros e da leitura. O projeto se divide em quatro eixos, cada um oferecendo uma abordagem única para envolver os cidadãos no universo literário.
Poesia em Movimento
O primeiro eixo do programa, intitulado ‘Poesia em Movimento’, leva a literatura de forma surpreendente e criativa para o cotidiano das pessoas. Por meio de uma ação que distribui poemas em ônibus urbanos e carros de aplicativo da cidade, a ideia é conectar o público com a poesia de maneira simples e acessível. As poesias serão compartilhadas através de tags, pequenas etiquetas coladas nesses meios de transporte, permitindo que qualquer pessoa que se desloque pela cidade tenha um encontro inesperado com versos que podem sensibilizar e inspirar. A proposta não apenas leva a literatura para quem está em movimento, mas também estimula a reflexão sobre a poesia como algo cotidiano e imediato.
Clube do Livro
O segundo eixo, ‘Clube do Livro’, será realizado na Biblioteca Pública Municipal Dr. Gladstone Osório Mársico, e tem como objetivo criar um ponto de encontro literário para todas as idades. Neste espaço, será formado um clube de leitura, que reunirá pessoas de diferentes faixas etárias para discutir e vivenciar a leitura de forma coletiva. As atividades serão diversificadas, com enfoque em estimular o prazer da leitura em todas as gerações, desde os mais jovens até os mais velhos. Além disso, o eixo promove atividades interativas, como contação de histórias, rodas de conversa e debates literários, criando um ambiente acolhedor e estimulante para que todos sintam-se parte de uma grande comunidade leitora.
Ampliação da exposição da biblioteca
Em 2025, a Biblioteca Pública de Erechim se torna ainda mais um centro de cultura e conhecimento. O terceiro eixo do programa visa ampliar a exposição da biblioteca, que já vem recebendo um número expressivo de visitantes. Com mais de mil visitas registradas somente em março, a biblioteca se prepara para expandir suas atividades e se tornar um ponto de encontro ainda mais relevante para os cidadãos. A ampliação do acervo, eventos literários regulares e a implementação de novos espaços de leitura são algumas das ações planejadas para garantir que a biblioteca continue a ser um espaço vivo, acessível e dinâmico.
Vale Livro
O último eixo, o ‘Vale Livro’, promete ser um dos mais emocionantes para os estudantes do Sistema Municipal de Ensino de Erechim. Através dessa ação, todos os alunos do 1º ao 9º ano das escolas municipais da cidade receberão um vale de R$ 30,00 para adquirir seu primeiro livro na 26ª Feira do Livro de Erechim. O ‘Vale Livro’ visa fomentar o hábito da leitura entre as crianças e jovens, incentivando-os a escolher um livro de sua preferência e vivenciar a experiência de compra de um livro físico. Além de estimular o gosto pela leitura, essa ação também visa valorizar o ato de adquirir conhecimento e cultura por meio do contato direto com o mercado editorial.
“O programa ‘Erechim, Cidade que Lê’ é um marco na forma como pensamos e promovemos a cultura em nossa cidade. Mais do que incentivar a leitura, queremos construir pontes entre as pessoas e os livros, entre o conhecimento e a cidadania. Cada eixo do programa foi pensado com muito cuidado para alcançar públicos diversos, garantindo acesso, inclusão e, principalmente, encantamento. Acreditamos que investir em leitura é investir no futuro, é formar cidadãos mais críticos, criativos e conscientes. Que essa seja apenas a primeira página de uma longa história que queremos escrever com todos os erechinenses”, afirma o secretário de Cultura, Esporte e Economia Criativa, Wallace Soares.
Por: SMGG Diretoria de Comunicação