Na manhã desta segunda-feira (1º), Erechim deu início à Semana da Pátria 2025 com a tradicional chegada do fogo simbólico à Praça da Bandeira. O ato contou com a presença de autoridades municipais, forças de segurança, representantes da Liga da Defesa Nacional (LDN), escolas, professores, estudantes e comunidade.
Durante a solenidade, foram premiados os estudantes que participaram do Concurso Cultural – Categoria Desenho 2025, promovido pela LDN. Neste ano, a patrona da Semana da Pátria em Erechim é Neusa Cidade Garcez, e a entidade homenageada é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro II, reconhecida pelo trabalho e dedicação à comunidade.
A patrona Neusa Cidade Garcez destacou a honra de representar a comunidade em um ato cívico de tanta relevância. “Ser escolhida como patrona da Semana da Pátria é um reconhecimento que recebo com emoção. A educação é o caminho para formar cidadãos conscientes, críticos e comprometidos com o futuro do Brasil. Este momento é de valorização dos nossos estudantes, professores e de todos que acreditam na força transformadora do conhecimento”, disse.
O presidente da LDN – Núcleo Erechim, Capitão Bernardo Rieder, ressaltou o papel da entidade e o envolvimento das escolas. “A Liga da Defesa Nacional tem como missão fortalecer o civismo e o amor à pátria. Ver nossas crianças e jovens participando deste concurso cultural e acompanhando a chegada do fogo simbólico mostra que o espírito de cidadania permanece vivo em Erechim”, afirmou.
Já o presidente da Câmara de Vereadores, Fifo Parenti, destacou a união das instituições em torno de valores que fortalecem a comunidade. “A Semana da Pátria é um ato de integração entre escola, família e poder público. É um momento em que reafirmamos nosso compromisso com o respeito, a democracia e a liberdade. Os estudantes, com sua criatividade e dedicação, são exemplo de esperança para o futuro”, declarou.
O prefeito Paulo Polis reforçou a importância da data para destacar valores de cidadania, respeito e amor ao Brasil. “A Semana da Pátria é um momento de união e reflexão sobre os princípios que nos fortalecem como nação. É muito simbólico que estudantes sejam protagonistas desta abertura, pois a educação é a base de uma sociedade mais justa e comprometida com o futuro”, afirmou.
A secretária de Educação, Verenice Lipsch, também enalteceu o envolvimento das escolas e a valorização dos estudantes. “Ver nossos estudantes participando, desenhando e expressando o sentimento de pertencimento ao Brasil é motivo de orgulho. A homenagem à Escola Dom Pedro II e à patrona Neusa Cidade Garcez simboliza a dedicação e a história da educação em Erechim”, frisou.
A coordenadora da 15ª Coordenadoria Regional de Educação, Juliane Bonzez, reforçou o papel da rede estadual nas comemorações.“A Semana da Pátria é uma oportunidade de fortalecer laços e valorizar a educação em todas as suas formas. Quando unimos escolas municipais e estaduais em torno de valores cívicos, mostramos às nossas crianças e jovens que o futuro se constrói coletivamente, com respeito e responsabilidade”, destacou.
As atividades da Semana da Pátria em Erechim são realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Mobilidade Urbana e Segurança Pública, e da Liga da Defesa Nacional – Núcleo Erechim, com apoio de todas as forças de segurança: Brigada Militar, CRPO Norte, 13º BPM, PATRAM, Comando Rodoviário da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal, Diretoria de Trânsito, Defesa Civil, Força Voluntária Alto Uruguai e 15ª Coordenaria Regional de Educação (CRE).
(Foto: Karine Heller – Comunicação PME)
Por: SMGG Diretoria de Comunicação