Erebango: Mulheres aprimoram conhecimentos sobre plantas e o autocuidado

O que você conhece sobre as plantas bioativas? Cultiva na sua casa? Sabe como aproveitar da melhor maneira possível? Pois saiba que o uso pode ir além da forma medicinal e as informações sobre elas, sejam aromáticas, condimentares, entre outras, fazem parte da cultura popular e marcam gerações.

A Prefeitura de Erebango, por meio das Secretarias de Agricultura, Assistência Social e Emater, incentiva o aprimoramento nessa área. Exemplo disso foi o curso realizado nesta semana, com a instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sandra Rigo.

A capacitação reuniu erebanguenses do campo e da cidade, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e possibilitou às integrantes, a vivência de novos saberes em relação ao autocuidado, utilizando as denominadas plantas bioativas (consideradas aquelas que possuem alguma ação sobre outros seres vivos e cujo efeito pode se manifestar tanto pela sua presença em um ambiente, quanto pelo uso direto de substâncias delas extraídas, desde que mediante uma intenção ou consciência humana deste efeito). Fazem parte dessa categoria, as plantas medicinais, aromáticas, condimentares, inseticidas, repelentes, entre outras.

Múltiplos benefícios

A Emater, por meio da extensionista, Doriane Damin, auxilia o grupo mobilizando as agricultoras e demais pessoas que gostam dessa atividade. “Percebemos que, por meio do contato com as plantas bioativas, é possível trabalhar a prevenção de doenças, fortalecimento do sistema imunológico, bem-estar, autoestima e o cuidado de forma integral. São formas de valorizar e resgatar conhecimentos ancestrais, tendo como principal objetivo a qualidade de vida”, reitera Doriane.

Um espaço dedicado a elas

Na ocasião foi visitado o espaço destinado ao cultivo das plantas, o qual será reativado nos próximos dias após o grupo manifestar interesse em manter um horto (área experimental de resgate da cultural tradicional no cultivo e uso de plantas medicinais) que será utilizado futuramente com as atividades da Pastoral da Saúde, serviço que será retomado no município.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS