A equipe da saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde participou nos dias 18 e 19 de maio do Mental Tchê em São Lourenço do Sul. O evento caracteriza-se como um importante espaço de educação permanente e referência estadual de discussões do campo da Saúde Mental, reunindo profissionais da saúde de diversos municípios do Estado do Rio Grande do Sul.
A secretária de saúde, Éclesan Palhão, destaca a importância da participação da equipe que apresentou cinco trabalhos científicos. “A Secretaria de Saúde mais uma vez investe na capacitação dos profissionais e na melhoria dos serviços da saúde mental treinando e capacitando sua equipe, para melhor atender a população numa demanda tão importante que se apresenta atualmente no quadro pós pandêmico”, relata a secretária.
A 16ª edição com a temática “A RAPS que temos e a RAPS que queremos”, contou com mais de 1.200 participantes e apresentações artísticas, palestras, trabalhos científicos e discussões envolvendo o tema da Saúde Mental como: Saúde Mental e Atenção Primária à Saúde; financiamento; clínica Psicossocial; formação; regulação em Saúde Mental; judicialização e cuidado em liberdade; Saúde Mental Infantojuvenil e a Intersetorialidade em Rede.
Os profissionais da Saúde Mental de Erechim ainda apresentaram cinco trabalhos científicos: 1) Uma clínica para a Reforma Psiquiátrica – um outro lugar para o Ambulatório de Saúde Mental; 2) De artista e louco – grupo multi-instrumentista e a possibilidade de uma identidade artística; 3) Estratégias para assegurar e humanizar o acesso à Saúde Mental: matriciamento e protocolos de Atenção; 4)As PICS e a experiência de ampliação do modo de produzir saúde e 5) Caminhos do cuidado – estratégias para assegurar e humanizar o acesso à Saúde Mental.
Por Assessoria de Comunicação