Equipe do Procon já atuou em quase 4 mil atendimentos de defesa do consumidor neste ano em Erechim
Órgão amplia ações, parcerias e orientações em benefício da comunidade.
O Sistema Municipal de Defesa do Consumidor – Procon de Erechim realizou 3.980 atendimentos entre janeiro e julho de 2025, fortalecendo seu papel como referência na proteção dos direitos dos consumidores. Ligado à Secretaria Municipal de Gestão e Governança da Prefeitura de Erechim, o órgão tem atuado de forma ativa e abrangente, não apenas atendendo demandas, mas também ampliando a rede de apoio, conscientização e orientação ao consumidor.
A diretora do Procon, Roseli Battisti, destaca que o período foi marcado por uma série de ações importantes. “Fortalecemos parcerias com a CDL Erechim, com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos da Comarca de Erechim (CEJUSC) e realizamos palestras educativas em escolas e instituições de ensino, levando informação direta à população. Também fortalecemos o diálogo com empresas locais, promovendo mais resolutividade e prevenção de conflitos”, afirma.
O Procon oferece diversos serviços à comunidade, incluindo:
- Orientações sobre cobranças indevidas, contratos, compras online e golpes digitais;
- Registro e acompanhamento de reclamações contra empresas e fornecedores;
- Consulta e orientação para regularização do CPF;
- Atendimento especial ao público idoso, com foco em segurança financeira;
- Ações de fiscalização no comércio e prestação de serviços.
Empenho da equipe
O secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, destaca o empenho do setor. “O Procon de Erechim tem atuado com dedicação, comprometimento e responsabilidade, garantindo que os direitos dos consumidores sejam respeitados e que haja equilíbrio nas relações de consumo. Esse resultado expressivo só é possível graças ao trabalho incansável da equipe, sempre pronta a ouvir e orientar a população”, destaca.
Atendimento
O Procon atende de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, sem fechar ao meio-dia, na Rua Itália, 135 – Centro. Dúvidas ou informações também podem ser obtidas pelo telefone (54) 3520-7089, e-mail procon@erechim.rs.gov.br, no aplicativo ‘SysCidadão’ ou no site, clicando aqui.
Os consumidores de outros municípios que se sentirem lesados podem registrar suas reclamações pelo site www.consumidor.gov.br.
Por Comunicação PME