Sob uma nova onda de frio intenso, o Rio Grande do Sul bateu o recorde de temperatura mínima de 2025 nesta terça-feira (1º). Enquanto o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que o menor índice foi -5,3ºC em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, dados presentes no site do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos do Rio Grande do Sul (Simagro-RS) indicam que o termômetro marcou -7,3ºC em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste.
Mas afinal, qual foi a menor temperatura no Estado? Essa dúvida é esclarecida pelas estações meteorológicas, um dos recursos utilizados pelos mais diversos órgãos públicos e privados para fazer a verificação e a projeção das condições climáticas.
Menores mínimas
- Santana do Livramento: -7,3ºC
- Rosário do Sul: -5,4ºC
- São José dos Ausentes: -5,3ºC
- Alegrete: -4,3ºC
- Vacaria: -4,2ºC
Maiores mínimas
- Alpestre: 7,3ºC
- Santa Vitória do Palmar: 5,3ºC
- Mostardas: 4,5ºC
- Porto Alegre: 3,1ºC
- Viamão: 1,8ºC
Fonte: Simagro-RS
O que são as estações meteorológicas?
As estações meteorológicas representam um ponto, localizado em área estratégica de uma região, onde há um conjunto de instrumentos e sensores capazes de registrar a temperatura do ar, velocidade e direção do vento, umidade relativa do ar, radiação solar, chuva e pressão atmosférica. Elas são responsáveis por fazer a coleta dessas informações, que, posteriormente, serão usadas em cruzamentos e análises.
No Brasil, o Inmet é o órgão oficial de meteorologia e registra dados há mais de cem anos. Atualmente, ele conta com uma rede superior a 700 estações meteorológicas espalhadas pelo país inteiro. Mas não é o único que faz esse monitoramento.
Assim como o Inmet, há outras entidades como o Simagro-RS, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), prefeituras municipais, universidades e entidades privadas que também possuem suas próprias estações.
Cada órgão posiciona seus equipamentos em determinadas regiões e faz os seus registros. Há cidades que têm apenas uma estação, de uma entidade. Há aquelas que têm mais de uma, e as que não têm qualquer mediação.
No caso desta terça-feira, por exemplo, dentre as estações que monitora, o Inmet registrou -5,3ºC como menor índice. No caso do Simagro-RS, identificou -7,3ºC em Santana do Livramento, considerando apenas os locais que acompanha. O Inmet está com sua estação em Santana do Livramento desativada, por isso não é possível verificar qual teria sido o índice identificado pelo órgão na região.
Estação automática x estação convencional
As estações meteorológicas podem ser classificadas em dois tipos: as convencionais e as automáticas. As principais diferenças entre elas são a periodicidade e o modo de coleta de informações.
Os dados de uma estação meteorológica automática são recolhidos por meio de instrumentos e sensores automatizados, sem necessidade de intervenção humana. Os equipamentos registam as informações de modo contínuo. De hora em hora, esses dados são integralizados e disponibilizados para a sede do Inmet, em Brasília, via satélite ou telefonia celular.
Matéria completa: