Engenharia Química da URI Erechim realiza visita técnica a cooperativa de laticínios

Acadêmicos do Curso de Engenharia Química da URI Erechim (turmas 2019 e 2020) realizaram, no dia 26 de março, uma visita de estudos ao Laticínio Santa Clara, em Estação/RS. A viagem foi acompanhada pelos professores Alexander Junges e Juliana Steffens.

A Santa Clara é a mais antiga cooperativa de laticínios em atividade no Brasil e é também a primeira a conquistar a certificação ISO no Rio Grande do Sul. No ramo de laticínios, o mais tradicional da cooperativa, são recebidos cerca de 700 mil litros de leite por dia, resultantes de um sistema que monitora desde as pastagens até a ordenha dos animais, garantindo a industrialização do Leite Longa Vida e leites pasteurizados (tipos B, C e Light). Além disso, também são produzidas 24 mil toneladas de produtos derivados do leite, como queijos, bebida láctea, creme de leite e requeijão.

A visita teve início com uma apresentação da empresa, realizada pelo gerente da unidade, Rogério Bender. Em seguida, os alunos conheceram todo o processo produtivo, desde a recepção do leite até a expedição dos produtos, bem como o processo de tratamento de efluentes.

Com a visita, os alunos puderam vivenciar na prática os conteúdos teóricos das disciplinas de mecânica dos fluidos aplicada e operações unitárias, podendo assim aprimorar seus conhecimentos relacionados ao Curso de Engenharia Química.

Por Assessoria de Comunicação

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS