Engenharia de Produção da URI usa tecnologia na área da saúde

Um recurso tecnológico do Curso de Engenharia de Produção da URI está sendo aplicado também na área da saúde. Na sexta-feira, 23 de abril, a professora do Curso, Roberta F. Neumeister, esteve presente em consulta para avaliação de uma paciente em atendimento por profissionais do Curso de Fisioterapia. Durante a avaliação, foi utilizada uma câmera termográfica que captura radiação infravermelha, a converte em sinal elétrico, produzindo imagens que apresentam variações na temperatura do item em monitoramento. Todos os objetos com temperatura acima do zero absoluto emitem radiação e a intensidade da mesma depende da temperatura e da emissividade da superfície.

A termografia é empregada na indústria principalmente para manutenção, onde acompanha-se, por exemplo, a evolução de desgastes em rolamentos ou falhas em isolamento térmico. Pode ser empregada para análises em outras áreas como agricultura, construção civil e saúde. Na área da saúde, a termografia pode ser aplicada para auxiliar em diagnósticos por apresentar nas imagens variações de temperatura que podem revelar um processo inflamatório.

Na Engenharia de Produção, a câmera termográfica vem sendo empregada em trabalhos de final de curso na área de ergonomia. As pesquisas desenvolvidas desde 2019 tiveram o objetivo de avaliar o risco ergonômico, aplicando ferramentas tradicionais e as imagens obtidas com a câmera termográfica. Por isso, as avaliações dos trabalhos de final de curso vêm sendo executadas em parceria com o Curso de Fisioterapia da Universidade.

Por Assessoria de Comunicação

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS