Engenharia de Alimentos da URI forma para uma carreira promissora e excelente mercado de trabalho

Há 26 anos, o Curso de Engenharia de Alimentos da URI Erechim iniciava suas atividades e está consolidado com excelente estrutura física com laboratórios de ensino, pesquisa, informática, miniusinas e biblioteca com acervo adequado para a área e corpo docente qualificado, com a maioria dos professores doutores. O Curso disponibiliza Bolsas de Iniciação Científica e de Extensão e também oferece a possibilidade de continuidade dos estudos no mestrado e doutorado em Engenharia de Alimentos.

O Engenheiro de Alimentos atua em todo processo de industrialização de produtos alimentícios, desde a seleção da matéria-prima até o transporte e armazenamento. É o profissional apto a desenvolver novos processos de fabricação de alimentos com segurança e qualidade, pesquisar novas tecnologias, desenvolver embalagens, testar formulações e determinar o valor nutricional de alimentos, atuar no gerenciamento, marketing, vendas e consultoria, entre outras atividades.

O trabalho desenvolvido pelo Curso de Engenharia de Alimentos da URI Erechim é transformador e isso pode ser comprovado pelos depoimentos de alguns diplomados.

Rodrigo Schwert, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Aurora Alimentos, declara: “Sou formado em Engenharia de Alimentos com Mestrado e Doutorado na URI Erechim e hoje exerço o cargo de Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de uma das 3 maiores Agroindústrias do Brasil. O Curso me proporcionou conhecimentos sólidos onde aplico diariamente em minhas atividades. Recomendo o Curso de Engenharia de Alimentos da URI, pois possui uma ótima estrutura, com várias plantas piloto e miniusinas, com profissionais e professores capacitados, que proporcionam aprendizados em várias áreas da Engenharia, cabendo a você escolher e seguir o que melhor lhe satisfazer no futuro da vida profissional”.

Ana Paula Picolo, da Barão Erva Mate e Chás, da turma 2010, dá força a quem deseja fazer Engenharia de Alimentos na URI. “Só tenho a agradecer a oportunidade que a URI me proporcionou através do sistema Ciências sem Fronteiras, pois tive a experiência da graduação sanduíche na Itália, que foi algo revolucionário na minha vida e recomendo para quem tem interesse. Uso muito da minha faculdade no meu trabalho, principalmente as matérias de controle de qualidade que me proporcionaram todo o conhecimento para implantar um sistema melhor na empresa que trabalho. Tenho, ainda, muito contato com a URI e meus professores, sempre que possível colaboramos com projetos e pesquisas”.

Jean Carlos Brustolin, Coordenador da Qualidade da Aurora Alimentos, disse mais: “Fiz minha graduação, primeira pós-graduação e doutorado na Engenharia de Alimentos da URI. Isso mudou minha vida. Fui, na época, o primeiro Engenheiro de Alimentos da URI a fazer estágio na Aurora Alimentos. Fui contratado e depois fui me aperfeiçoando na área. A estrutura e os professores contribuíram muito para a minha vida profissional. É um Curso excelente e que abre muitas portas”.

A pós-doutoranda em Engenharia de Alimentos da URI, Ilizandra Aparecida Fernandes, comenta: “Minha formação no Curso de Engenharia de Alimentos da URI me proporcionou um vasto conhecimento na parte teórica e prática, além de experiências fantásticas. Aprendi muitas coisas, não só relacionadas às ciências, mas também sobre viver. Sou muito grata pela oportunidade de aprender tanto”.

Marcus Vinícius Tres, outro diplomado em Engenharia de Alimentos pela URI, agora é professor da Universidade Federal de Santa Maria. “O curso de graduação em Engenharia de Alimentos da URI Erechim é um curso multidisciplinar de excelência. A estrutura dos laboratórios, a experiência e profissionalismo dos professores, bem como as oportunidades de bolsas de iniciação científica, extensão e inovação, de estágios e na pós-graduação, foram fundamentais na minha formação acadêmica e profissional. Durante e após o meu Doutorado realizado na URI, tive a oportunidade de estar docente nesta instituição de ensino, o que me orgulha muito. Hoje estou docente na Universidade Federal de Santa Maria, onde levo toda esta experiência adquirida nas minhas disciplinas e nas minhas orientações de alunos de graduação e de pós-graduação”.

Aline Passini, formada em 2001, também atua na Universidade Federal de Santa Maria. “Em 2002 já fui selecionada para uma bolsa Capes de mestrado em Engenharia Química na UNICAMP, defendi a dissertação e ingressei no Doutorado na mesma instituição. Após um Pós-Doutorado PDJ/CNPq/UNICAMP ingressei na carreira acadêmica. Hoje sou professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria – Câmpus Frederico Westphalen, e tenho muito orgulho da minha graduação e um carinho enorme pela URI”.

Rosicler Colet, da URI Erechim, diz: “O curso de Engenharia de Alimentos da URI Erechim me proporcionou, além da formação através do conhecimento transmitido pelos excelentes professores, vivências práticas e experiências que abriram portas para atuar na área que me trouxe realizações pessoais e profissionais que é a pesquisa/ensino. Além disso, o Curso tem um diferencial que é um ambiente acolhedor e familiar”.

Ezequiel Perin, também egresso da URI, hoje é Coordenador de PPCP (Planejamento, Programação e Controle da Produção) na Agrodanieli, em Tapejara. “Há 10 anos me formei em Engenharia de Alimentos na URI e escolhi esta profissão porque vi afinidade e grandes oportunidades. Trabalho na indústria de alimentos desde os 17 anos e a Engenharia de Alimentos me deu toda a base, formação e conhecimento para continuar e crescer nesta área. Ao longo deste período, já atuei na garantia da qualidade, na produção e desenvolvimento de produtos. Atuei também como professor de cursos livres na área de alimentos e hoje atuo com consultoria e assessoria técnica de Engenharia de Alimentos. Na Agrodanieli, atuo no planejamento industrial de 4 unidades produtivas de alimentos. Sou muito grato por esta profissão incrível, pois alimentos é uma área ampla, muito dinâmica e cheia de desafios, por isso, me motivo a cada dia”.

Enquanto isso, Gustavo Ceni, egresso da turma 2003, atua na P&D da empresa Peccin, de Erechim. “Tenho muito a agradecer à URI e a todo o corpo docente pelos seus ensinamentos a mim repassado. Atualmente, na Peccin, posso aplicar na prática os ensinamentos e aprendizados adquirido durante a faculdade”.

A Engenharia de Alimentos faz parte da grade de cursos para o Vestibular de Verão, cujas inscrições permanecem abertas até o dia 1º de dezembro. Ele está reestruturado com inovação no modelo acadêmico, através da Graduação Ativa, que tornou o currículo mais dinâmico e prático. Os pilares da Graduação Ativa são: Empreendedorismo, que coloca o aluno como protagonista do seu próprio futuro; com Metodologias Ativas, onde o aluno passa a ser o agente responsável pela sua aprendizagem; com Solução de Problemas Reais, onde coloca o aluno em situações reais do mercado de trabalho ou do futuro que deseja; faz Uso de Tecnologias, onde o aluno entra em contato com o profissional do futuro que está, de alguma forma, vinculado a alguma tecnologia; e possui Interdisciplinaridade, com o aluno mantendo contato com outros cursos da Universidade, compreendendo como a sua profissão pode impactar nas demais.

O Curso de Bacharelado em Engenharia de Alimentos da URI Erechim tem duração média de 5 anos. É oferecido no turno noturno, com aulas presenciais e online, de segunda a quinta-feira, e desenvolvimento do Projeto Integrador na sexta-feira, além de Trabalho Discente Efetivo, onde o aluno desenvolve atividades orientadas por professores. Este diferencial se fortalece pela inserção regional da Universidade pela proximidade desta com as agroindústrias e pelas parcerias consolidadas com as pequenas, médias e grandes indústrias alimentícias. A partir desse perfil, delineia-se um profissional onde são contemplados os aspectos humanísticos voltados ao espírito empreendedor como forma de alavancar novas possibilidades de ascensão social para a Região, Estado e País.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS