Enfermagem da URI realiza conexões internacionais para marcar o Dia do Enfermeiro

O Curso de Enfermagem da URI Erechim reuniu na noite de quarta-feira, 10, no Auditório, todos os acadêmicos e professores do curso para comemorar o Dia do Enfermeiro, que é celebrado no dia 12 de maio. O evento destacou as “Conexões entre a Enfermagem da URI Erechim e o Canadá e outras Experiências Internacionais”. A solenidade foi organizada pela professora  Marciane Kessler e a acadêmica do 5° semestre do curso, Eduarda Brustolin Bandiera.

A professora Marciane destacou a importância do compromisso com a profissão e com a formação de futuros enfermeiros para se tornarem cada vez mais qualificados e empoderados. Destacou também que “a essência da enfermagem é o cuidado, a promoção da saúde e o bem estar geral tornando, assim, a enfermagem conhecida dentro e fora dos limites das instituições de saúde. A enfermagem, mesmo sendo uma profissão de vital importância, ainda é pouco valorizada pela sociedade em muitos países e que desta forma precisamos nos fortalecer por meio de conexões internacionais”, afirmou a professora.

A coordenadora do curso, Angela Maria Brustolin, destacou a importância da realização de momentos como estes, que são de grande aprendizado e evolução profissional. “A partir do momento em que se abrem portas internacionais, o acadêmico tem a oportunidade de se aproximar com a realidade de outros países”, ressaltou.

O evento teve a ilustre presença, de forma virtual, da enfermeira Ligyana Korki de Cândido, do Canadá, e da enfermeira Ana Cláudia Garcia Vieira, da FURG, de Rio Grande. Elas mostraram a realidade do sistema de saúde do Canadá e a atuação da enfermagem, quando os alunos puderam, também, fazer questionamentos às enfermeiras.

O evento teve, ainda, a participação e relato de experiência, por meio de vídeo, das Enfermeiras Siane Simioni, da Inglaterra; Márcia Colonese, da Espanha; Tatiani Todero, da Alemanha; e do diplomado da URI Erechim, Eduardo Cabral, da Itália. Os pontos destacados pelos enfermeiros foram: formação, local de trabalho, setor e cargo que ocupam; caminho trilhado; comparação da atuação do enfermeiro no Brasil e no país onde estão atuando; e a relação dos enfermeiros com os demais integrantes da equipe multiprofissional; como o enfermeiro é visto no local onde atuam; carga horária e remuneração comparado com o Brasil.

O fechamento do evento foi realizado pelo professor de referência do Curso de Enfermagem da URI, Professor Irany Denti, que deixou sua reflexão a todos presentes. Ele questionou: “Que passos eu tenho que fazer para chegar onde eu quero chegar?”. Posteriormente, destacou alguns pontos que devem ser seguidos para que cada um conquiste seus objetivos, dando ênfase na importância de ter um bom currículo acadêmico.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS