Enfermagem da URI apresenta experiência em congresso internacional no Espírito Santo

Um trabalho de estágio supervisionado, realizado pelo Curso de Enfermagem da URI, foi uma das atrações do 15º Congresso Internacional da Rede Unida, que aconteceu em Vitória, Espírito Santo.

Na oportunidade, a professora Eliana Sandri Lira, pedagoga do Núcleo Regional de Educação em Saúde Coletiva, da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, apresentou o trabalho “estágio supervisionado em enfermagem em um serviço regional de saúde: experiências de fazer/viver o SUS”. Ela relatou a experiência de aproximação e integração ensino e serviço no Sistema Único de Saúde (SUS), durante a realização de estágio supervisionado IIB, do Curso de graduação em Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Erechim, junto à 11ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Eliana explanou a experiência de receber 15 acadêmicos da turma 2017, atualmente já formados e inseridos no mercado de trabalho. No estágio, os profissionais da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde colocaram em prática o ciclo de atividades e vivências no cotidiano do serviço regional de saúde, por meio de atividades na vigilância epidemiológica, imunizações, vigilância sanitária, regulação controle e avaliação, gestão em saúde, ações em saúde e educação permanente em saúde.

O estágio foi supervisionado pelo Professor Enfermeiro Irany Denti, que ressalta a importância de estreitar o vínculo entre ensino e serviço, fortalecendo o processo de trabalho docente. Além disso, vem qualificar o cuidado na enfermagem e instrumentalizar os acadêmicos para o processo de gestão e gerenciamento diante da multiplicidade de saberes e práticas do cotidiano do trabalho no SUS.

Para os trabalhadores, o movimento de preparação de materiais, recepção e interação entre estudantes e professor provocou o reconhecimento do próprio trabalho como material produtor de conhecimento e a implicação do serviço na formação para o SUS.

Para os estudantes, a experiência mobilizou a construção do processo ensino aprendizagem e a reflexão sobre as práticas já vivenciadas. Adicionalmente, apontou caminhos, demonstrou espaços de trabalho ocupados por enfermeiros(as) assim como despertou o interesse na atuação profissional nas ações de gestão em saúde.

A coordenadora do Curso de Enfermagem, Professora Angela Maria Brustolin, enfatiza que o estágio supervisionado IIB, na 11ª  Coordenadoria Regional de Saúde, possibilitou consolidar o processo de ensino/ aprendizagem neste ambiente de trabalho desenvolvendo habilidades e competências pertinentes à atuação do enfermeiro na integralidade do cuidado, planejamento e execução de atividades no processo de gestão e gerenciamento no cotidiano do SUS.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS