Encontro de formação em Erechim aborda espiritualidade no luto com Pe. Sérgio Lucas Câmara

Mais de 100 leigos e leigas das Paróquias da Diocese de Erexim participaram de encontro de formação segunda-feira, 22, à noite, no Auditório São José refletindo sobre o luto com o Pe. Sérgio Lucas Câmara, da Arquidiocese de São Paulo, assessor do curso anual dos padres e diáconos.

Ele desenvolveu a temática “A espiritualidade como ação terapêutica no luto antecipatório”, aprofundando aspectos e diferentes formas de luto. Entre elas, a normal, quando se consegue lidar com a perda como parte integrante da vida; a complicada, quando a pessoa precisa de ajuda para compreender e acolher a situação; no caso, algumas pessoas podem precisar de medicação; antecipatório: quando se inicia a vivenciar o sofrimento antes da perda; adiado, é a de quem não vive o luto quando da perda, tentando fazer-se forte e desconsiderando-a.

Pe. Sérgio observou que se tem dificuldades de lidar com a morte. Ela expõe a impotência humana. Quando acontece, há necessidade fundamental da fé, da busca do sagrado. Sugeriu, na experiência dessa realidade, buscar acompanhamento de pessoa não ligada afetivamente, fora do círculo familiar.

Ele enfatizou que o papel do religioso, da comunidade, do sacerdote é o de acolher os sentimentos mais variados nessas situações, evitando qualquer julgamento ou restrição. Para a pessoa enlutada, todo o gesto respeitoso, delicado, mesmo com a desligada do vinculo religioso, torna-se sagrado. Destacou a importância dos ritos fúnebres, pois dão força e consolo aos enlutados.

Por assessoria de comunicação

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS