Encontro com professores e religiosas que trabalharam no seminário

Seminário Nossa Senhora de Fátima: 70 anos de formação

Seguem as programações dos 70 anos do Seminário, com cronograma organizado pelo Pe. Sala e o Pe. Lucas, Reitor e Vice-reitor, respectivamente.     No domingo, dia 23 de abril, aconteceu um Encontro com os Professores e Religiosas que trabalharam no Seminário. Na programação, houve Missa no Santuário, coquetel no Centro de Eventos com partilha e gravação de depoimentos. Pe. José Carlos Sala, reitor do Santuário, no início da celebração, ressaltou: ‘Este encontro tem como objetivos revisitar a história para melhor discernir o momento presente, pois a história é mãe e mestra, e agradecer aos educadores e às religiosas que contribuíram na formação integral dos seminaristas.’

A Celebração Eucarística foi presidida pelo Vigário Geral da diocese, Pe. Agostinho Dors e concelebrada por diversos padres que foram professores. No contexto do 3º domingo do tempo pascal, a celebração foi marcada pela reflexão do discipulado, seguimento do Senhor e testemunho de fé, na referência aos discípulos de Emaús; e um pedido para o despertar vocacional na chamado à vida religiosa e sacerdotal. Na homilia, Pasqualino Zin, que foi professor e orientador pedagógico por muitos anos, manifestou a alegria e o orgulho de ter trabalhado no Seminário e ressaltou a importância do Seminário para a formação de tantas lideranças para as mais diversas áreas da sociedade.

O coquetel foi organizado e conduzido pelo Conselho Administrativo do Santuário. Diversos professores e religiosas contaram histórias dos tempos vividos e foram gravados depoimentos para registro da história.

Vale ressaltar que, estudaram no Seminário 1.459 seminaristas. Destes, 118 foram ordenados padres, incluindo 5 bispos. Em sua história, o Seminário teve uma média de 20,8 novos seminaristas a cada ano. Os que não se tornaram padres receberam qualificada formação humana, intelectual e religiosa e são lideranças atuantes nos mais diversos setores da sociedade. Mais de 200 professores trabalharam na escola.

Duas congregações religiosas trabalharam no Seminário:

– Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, de 1953 a 2003: No livro de crônicas 1, pg 11, lê-se: “Os trabalhos da cozinha e da lavanderia foram confiados às beneméritas Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora. Davam conta destes trabalhos 4 irmãs e 3 juvenistas: Madre: Ir. Ludovica; Cozinheira: Ir. Gervásia; Sacristã e costureira: Ir. Afonsa; Lavanderia: Ir. Cristiana. Juvenistas: Teresinha Carra, Ancila Atalini e Zelinda Smaniotto.”

– Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria, de 1986 a 1986. As irmãs acompanhavam os seminaristas na oração, nos estudos, nos serviços gerais. Davam aulas e atendiam a secretaria. Viviam o papel de mães, de conselheiras e amigas dos seminaristas. Os que passaram pelo Seminário lembram com muito carinho esta presença amiga e materna das irmãs.

Todo o encontro foi marcada por muita alegria e emoção! Obrigado professores… Obrigado religiosas…

Seguindo as comemorações dos 70 anos do Seminário, no dia 13 de maio, sábado, dia que lembra a primeira aparição de Nossa Senhora, haverá programação especial no Santuário.

Por Assessoria de Comunicação 

 

 

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS