O Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), para as categorias Pré-Mirim, Mirim e Juvenil, acontece neste ano, pela primeira vez, em Erechim. Anteriormente, o município recebeu a Inter-Regional da categoria Adulta. O evento iniciou nesta sexta-feira (4) e se estende até domingo (6). São esperados 89 grupos e cerca de 10 mil pessoas de todo o Estado do Rio Grande do Sul.
Os oito palcos estão distribuídos entre o Ginásio Poliesportivo Municipal Renan Carlos Agnolin, no bairro Três Vendas, com acesso pela Rua Júlio Trombini e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS), campus de Erechim, com acesso pela Rua José Oscar Salazar.
Os grupos participantes elogiaram a organização do evento e se disseram encantados com mais essa edição.
Para a participante, Eduarda da Rosa Brizola, de 14 anos, de Boqueirão do Leão e que representa o CTG Herança Maragato a expectativa para o evento está enorme. “Estamos muito felizes em estar aqui. Essa é a primeira vez que a nossa invernada participa e estamos bem ansiosos pela nossa participação. Além disso, gostamos muito da recepção e da organização do Enart”, disse.
A coordenadora do CTG Tropilha Crioula, de Getúlio Vargas, Tatiana Fontana Pinotti está ansiosa pela participação da sua equipe. “Essa é a primeira vez da nossa invernada juvenil e estamos muito felizes em estar aqui nesse evento sublime. O Enart é simplesmente maravilhoso e é um orgulho ver todos aqui competindo, mas acima de tudo celebrando a cultura gaúcha”, destaca.
Segundo Cristina de Souza de Campo Bom, que tem sua filha, Amália de Souza, participando do evento com o CTG Palanques da Tradição, a organização do evento surpreendeu. “Acabamos de chegar aqui em Erechim e fomos muito bem acolhidos e recebidos nesse local. Quanto ao Enart a expectativa é grande porque a Amália vai dançar e também cantar nas individuais. Para nós é muito gratificante estar aqui”, pontua.
O participante do CTG Tropilha Crioula de Getúlio Vargas, Manoel Roberto Kolinski, de 15 anos, disse estar com o coração acelerado e muito ansioso para a apresentação. “Logo iremos nos apresentar e estou com o coração batendo mais forte, porém muito alegre e realizado de estar aqui no Enart. Esse evento transpira a cultura gaúcha e engrandece a nossa tradição”, ressalta.

Programação
A entrada nos espaços do Enart Pré-Mirim, Mirim e Juvenil é gratuita. No Ginásio Poliesportivo Municipal Renan Carlos Agnolin, existem vagas de estacionamento gratuito. Além disso, o evento conta um ponto com erva-mate e água quente com a Erva-mate Cristalina e Praça de Alimentação com produtos da agricultura familiar e food trucks.
SÁBADO, DIA 5 DE JULHO
8h – Danças Tradicionais Pré-Mirim, Mirim e Juvenil – Palco 1 (Ginásio)
8h – Intérprete Solista Vocal Feminino – Palco 2
8h – Gaita Botão e Gaita Piano – Palco 3
8h – Intérprete Solista Vocal Masculino – Palco 4
8h – Chula – Palco 5
8h – Danças Gaúchas de Salão Pré-mirim, Mirim e Juvenil – Palco 6
8h – Declamação Prenda e Peão Mirim + Peão Mirim – Palco 7
8h – Declamação Prenda e Peão Juvenil + Prenda Pré-mirim – Palco 8
13h – Abertura oficial – Palco 1
DOMINGO, DIA 6 DE JULHO
8h – Danças Tradicionais Pré-Mirim, Mirim e Juvenil – Palco 1 (Ginásio)
8h – Intérprete Solista Vocal Feminino – Palco 2
8h – Gaita Botão e Gaita Piano – Palco 3
8h – Intérprete Solista Vocal Masculino – Palco 4
8h – Danças Gaúchas de Salão PCD Mirim, Mirim, PCD Juvenil e Juvenil – Palco 6
8h – Declamação Prenda e Peão Mirim + Peão Pré-mirim – Palco 7
8h – Declamação Prenda e Peão Juvenil + Prenda Pré-mirim – Palco 8
14h – Chula – Palco 5
Por PME