Na tarde deste sábado (02), o Ypiranga recebeu o Brasil de Pelotas no Colosso da Lagoa para o último confronto da primeira fase do Gauchão, precisando de uma vitória para garantir a permanência na elite do futebol gaúcho, sem depender de resultados paralelos.
Com algumas mudanças na equipe, o Canarinho foi melhor no primeiro tempo, embora o Brasil também tenha chegado com algum perigo à meta de Alexander. Nas principais oportunidades, o ataque do Ypiranga esbarrava em defesas de Gabriel Oliveira ou finalizava fora da meta adversaria.
Sem abrir o placar, era inevitável voltar as atenções também para os confrontos entre Caxias x Novo Hamburgo e Avenida x São José, ambos envolvendo adversários diretos pela permanência, além de São Luis x Santa Cruz, já que um empate neste confronto, combinado com uma vitória do Ypiranga, o Canarinho poderia entrar no G8 da competição.
Mas, mesmo jogando muito melhor que o Brasil, pressionando praticamente toda a segunda etapa, com direito à bola na trave, o zero não saiu do placar.
Com a combinação dos resultados dos demais jogos, o Ypiranga conseguiu o principal objetivo deste jogo, que era manter-se na elite do futebol gaúcho.
Desta forma, a equipe se despede do Gauchão e volta as atenções para a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série C. O próximo compromisso será na quarta-feira (13), pela Copa do Brasil, quando o Ypiranga recebe o Porto Velho no Colosso da Lago, pela segunda fase da competição. O Confronto é em jogo único e o vencedor avança para a terceira fase da competição nacional.