Emater/RS-Ascar realiza debate sobre bioinsumos em Viadutos

Na manhã desta segunda-feira (15/04), a Emater/RS-Ascar promoveu uma atividade com o objetivo de ampliar a discussão referente a organismos vivos para o controle de pragas e doenças, solubilização de nutrientes e inoculação de nutrientes nos cultivos, envolvendo agricultores e técnicos. A ação foi realizada na propriedade do produtor Sidnei de Sousa, na localidade de Linha Três, no município de Viadutos, em uma área onde foi instalada uma Unidade de Referência Técnica (URT), com o objetivo de difundir conhecimentos acerca da ação dos bioinsumos. O evento buscou debater o trabalho promovido pela Emater/RS-Ascar juntamente com o produtor no sentido de comparar diversos bioinsumos aplicados na lavoura de soja.

A ação contou com a participação dos extensionistas rurais Carlos Alberto Angonese e Antonio Pandolfo, um grupo de produtores de grãos do município, Universidade Federal Fronteira Sul, Secretaria Municipal da Agricultura, Cooper Alfa e Sicredi.

Os bioinsumos são todos os produtos, processos ou tecnologias de origem vegetal, animal ou microbiano, que interfiram positivamente no crescimento, desenvolvimento e no mecanismo de resposta de vegetais ou animais. São formas que a natureza possui para controlar pragas, doenças, inocular e solubilizar nutrientes para seu uso e das plantas associadas. Uma vez que estes organismos normalmente estão associados à vida das plantas, seja no solo em associação com as raízes ou na parte aérea.

O professor doutor Alfredo Castaman, do curso de Agronomia da Universidade Federal Fronteira Sul, que realiza pesquisas a respeito do tema, interpretou a partir de análise estatística os resultados obtidos na colheita das parcelas e discorreu aos presentes sobre os benefícios que os bioinsumos podem trazer para a agricultura e aos produtores, além de ressaltar a importância da associação de práticas conservacionistas para garantir a permanência destes organismos no solo.

“Este trabalho é uma forma de entender melhor a natureza e suas potencialidades no cultivo de grãos de forma mais sustentável”, observou Angonese.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Erechim

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS