Emater/RS-Ascar pronta para a Expodireto Cotrijal 2022

Dezesseis espaços temáticos esperam os visitantes da Expodireto Cotrijal 2022 na área da Emater/RS-Ascar dentro da feira. Após um ano sem a realização do evento, a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), traz como tema central “Inovação e tecnologias de informação e comunicação no campo (TICs)”, atrelado às políticas públicas, visando à otimização do uso dos recursos, maior rentabilidade, automação do trabalho e sucessão familiar. A maior feira estadual do agronegócio e uma das maiores da América Latina acontece de 07 a 11 de março de 2022, em Não-Me-Toque.

“A Expodireto representa a essência da parceira e para nós é um momento de muita alegria e felicidade poder retornar e estar presente naquilo que também é a essência das nossas atividades”, ressalta o diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri, sobre a retomada da feira de forma presencial, que também está sendo fortemente esperada pelos diversos setores ligados ao Agro.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Dartanhã Luiz Vecchi, destaca o empenho e dedicação das equipes para trazer à Expodireto Cotrijal o que há de melhor em informações, tecnologias, novidades, alternativas e políticas públicas voltadas à agricultura familiar, visando a geração de renda e a qualidade de vida, bem como o equilíbrio ambiental.

“Esse retorno vem com uma grande expectativa, tanto para os profissionais da área quanto para os visitantes. E, especialmente para a agricultura familiar, pois é o momento que possibilitará aos visitantes buscar novas tecnologias e informações para qualificar o processo produtivo para o aumento da renda familiar. Aos que expõem na feira é o momento que possibilita divulgar e comercializar os produtos a partir da demonstração presencial”, complementa Vecchi.

Na área da Emater/RS-Ascar dentro da feira os extensionistas estarão com informações técnicas sobre as áreas de bovinocultura leiteira, cooperativismo e agroindústria familiar, cozinha show – alimentação e segurança alimentar, florestas comerciais, horticultura, horto de plantas bioativas, irrigação, tecnologia de aplicação, solos, culturas, energia fotovoltaica, piscicultura, secagem e armazenagem de grãos, meliponicultura e apicultura e turismo rural. Além disso, os profissionais da comunicação e tecnologia da informação também se fazem presentes para garantir a divulgação e o apoio durante a feira. A seguir é possível ter uma ideia do que a Extensão Rural gaúcha preparou para este evento:

1. Culturas

Neste ano, a parcela enfocará duas culturas importantes, o milho e a soja. Na cultura do milho, o trabalho envolve o programa Pró-Milho/RS, da Seapdr, que tem como objetivo incentivar, fomentar e coordenar ações que aumentem a produção e a qualidade do milho no RS. A irrigação é um dos fatores essenciais fomentados pelo programa para alavancar a produtividade da cultura, por essa razão, na parcela temática, a área foi dividida em duas partes, uma com irrigação e outra sem, para mostrar aos visitantes a diferença do uso do sistema no resultado da cultura.

2. Tecnologia de Aplicação

Os visitantes poderão, na parcela sobre Tecnologia de Aplicação, conhecer um pouco mais do projeto Inspeciona-RS – projeto estadual de inspeção técnica de pulverizadores agrícolas. O Projeto busca qualificar o processo de aplicação de defensivos agrícolas nas propriedades rurais do RS, além de treinar produtores rurais em boas práticas agrícolas para aplicação de defensivos, realizar inspeções de pulverizadores agrícolas, emitir relatórios sobre as condições de uso dos pulverizadores agrícolas e identificar os pulverizadores agrícolas inspecionados.

3. Cozinha Show

A Cozinha Show vai trazer para a feira doces com ovos: valorização da cultura alimentar. Juntamente com esse tema, demonstrará as ações desenvolvidas em segurança alimentar pela Emater/RS-Ascar relacionadas às políticas públicas. Ao longo do dia, além de oficinas de alimentação, a equipe apresentará informações sobre a utilização de ovos a fim de promover a educação alimentar e nutricional, o consumo seguro, formas de conservação, sanidade e comercialização através da agroindústria. Também será uma forma de incentivar a produção de ovos no contexto da agricultura familiar e valorizar a cultura alimentar nas oficinas de doces tradicionais à base de ovos, através do resgate de receitas de família respeitando seus hábitos e identidade.

Cozinha Show

Segunda-feira – 07/03
Quindim
Informações nutricionais, consumo e congelamento de ovos

Terça-feira – 08/03
Ambrosia – manhã

Quarta-feira – 09/03
Ovos de açúcar
Informações nutricionais, consumo e congelamento de ovos

Quinta-feira – 10/03
Espuma do Mar
Informações nutricionais, consumo e congelamento de ovos

Sexta-feira – 11/03
Pudim da Nona
Informações nutricionais, consumo e congelamento de ovos

4. Horto de Plantas Bioativas

As plantas medicinais protetoras do sistema digestivo serão o destaque no Horto de Plantas Bioativas, tradicional espaço da Instituição dentro da Feira. Outro tema de relevância que será abordado é a implantação de políticas públicas voltadas à plantas medicinais e fitoterapia.

Ao logo do dia serão feitas oficinas, às 9h30 e às 14h30, visitas autoguiadas e guiadas pelos extensionistas, orientações individualizadas e coletivas, além da distribuição de mudas de plantas medicinais, condimentares e aromáticas.

Segunda-feira – 07/03 – 10h15 e 14h30
Quiosque 1: Produção de plantas bioativas
Quiosque 2: Roda de conversa sobre políticas públicas na área das plantas medicinais e PICS

Terça-feira – 07/03 – 10h15 e 14h30
Quiosque 1: Produção de plantas bioativas – participação ICMBio
Quiosque 2: Roda de conversa sobre políticas públicas na área das plantas medicinais e PICS – participação Secretaria Municipal de Saúde de Coqueiros do Sul/RS

Quarta-feira – 09/03 – 10h15 e 14h30
Quiosque 1: Produção de plantas bioativas – participação ICMBio
Quiosque 2: Roda de conversa sobre políticas públicas na área das plantas medicinais e PICS – participação Secretaria Municipal de Saúde de Pontão/RS

Quinta-feira – 10/03 – 10h15 e 14h30
Quiosque 1: Produção de plantas bioativas
Quiosque 2: Roda de conversa sobre políticas públicas na área das plantas medicinais e PICS – participação Secretaria Municipal de Saúde de Pontão/RS

Sexta-feira – 11/03 – 10h15 e 14h30
Quiosque 1: Produção de plantas bioativas
Quiosque 2: Roda de conversa sobre políticas públicas na área das plantas medicinais e PICS

Durante todo o dia:
Distribuição de mudas de plantas bioativas
Visita autoguiada e orientada, individuais ou grupos

5. Turismo Rural

Para quem está interessado em aprender a bem receber, encontrar opções de rotas e roteiros uma sugestão é a parcela do Turismo Rural, onde também será demonstrado o que a Emater/RS-Ascar tem de serviços para contribuir com as propriedades rurais. Durante os cinco dias da feira, alternadamente, estarão presentes a Associação Cultura e Tradição, a Rota Turística História e Saberes, o Tropeiro Camponez, a Rota das Salamarias, um roteiro turístico de Sarandi, o Grupo de Turismo Rural de Ametista do Sul, o roteiro Caminhos Águas e Matas – Iraí, o Caminhos da Erva-mate, a Rota das Terras Encantadas, entre outros. Gastronomia típica, piqueniques, natureza, produtos coloniais e artesanais, ervateiras e vinícolas são alguns dos atrativos dos roteiros participantes.

Municípios e empreendimentos no espaço: Lagoa dos Três Cantos, Sarandi, Associação de Turismo, Cultura e Tradição, Associação de Erechim, Vila Maria, Victor Graeff, Rota das Terras Encantadas, Ernestina, Iraí, Marau – Rota das Salamarias, Colorado, Selbach, Amestista do Sul, Alpestre, Quinze de Novembro, Espumoso, Tropeiro Camponez – Passo Fundo, Polos Ervateiros – Illex Turismo, Santa Bárbara do Sul, Saldanha Marinho, Rota Águas e Pedras e Frederico Westphalen.

Diariamente serão feitas oficinas com os seguinte temas:
Segunda-feira – 07/03 – Como encantar com um piquenique
Terça-feira – 08/03 – Produção de cerâmicas artesanais
Quarta-feira – 09/03 – Jardins naturalistas
Quinta-feira – 10/03 – Illex Turismo – Mate além da cuia
Sexta-feira – 11/03 – Turismo Rural – o bem receber, sua casa, minha casa

6. Secagem e Armazenagem

Já tradicional e sempre procurada pelos produtores rurais, a parcela sobre Secagem e Armazenagem de Grãos aborda o modelo de silo desenvolvido pela Emater/RS-Ascar, que é um sistema em que o produtor consegue agregar valor à produção, permite a reservação do grão na propriedade e também conseguir melhores valores na comercialização.

Os extensionistas rurais falam sobre a construção, a viabilidade e as vantagens da tecnologia. Devido aos elevados custos com transporte, secagem e armazenagem, secar e armazenar o grão como o silo secador modelo Emater/RS-Ascar é uma alternativa para agregação de valor, qualidade do produto e autonomia do produtor, além de outas vantagens.

7. Energia fotovoltaica

A energia fotovoltaica é hoje uma realidade para diversas propriedades, porém em muitos locais a tecnologia não avança, pois os agricultores não conhecem adequadamente o sistema. No espaço da Emater/RS-Ascar reservado para este tema na Expodireto Cotrijal 2022, os agricultores poderão acompanhar o funcionamento de um sistema autônomo e também entender a diferença deste para um sistema conectado à rede de transmissão da concessionária.

8. Piscicultura

A parcela da Piscicultura traz inovações tecnológicas e busca despertar a possibilidade de geração de emprego e renda na propriedade através da implantação de agroindústrias de processamento do peixe. Os interessados poderão ter informações sobre o manejo dos açudes, a criação dos peixes e seus diversos tipos de cortes e preparo dos pratos. Também será abordada a importância no manejo e qualidade da água, que tem efeito direto nos resultados dos cultivos e produtividade desejada.

Confira a programação das oficinas:

9h e 14h – filetagem de tilápias
9h30 e 14h30 – filetagem de carpas
10h e 15h – oficina de embalagem
10h30 e 15h30 – qualidade de água
11h e 16h – filetagem de tilápias

9. Bovinocultura de Leite e Irrigação

A atividade de produção leiteira, aliada à irrigação, estará presente entre os assuntos apresentados pela Emater/RS-Ascar. Para este ano, a proposta está na apresentação dos usos múltiplos do tifton enquanto estratégia para produção de alimentos volumosos ao longo do ano e a discussão da qualidade nutricional do pasto verde, do feno e do pré-secado para a alimentação das vacas leiteiras. O uso da irrigação para intensificar a produção de volumoso, associado ao manejo, visando otimizar o uso dos recursos disponíveis (solo, planta e água), também será destaque.

Outro enfoque será as estratégias para o controle do carrapato em áreas de pastagens, através do conhecimento do ciclo dessa praga e do uso do piqueteamento como forma de quebra do ciclo do mesmo. Paralelamente, estarão expostos os diferentes tipos de morcegos encontrados no RS e sua relação com a raiva bovina.

Sobre o bem-estar dos animais, a equipe de extensionistas vai tratar das questões de temperaturas e umidade relativa do ar, associado ao uso de aplicativos que permitem identificar os efeitos desses dois fatores sobre a produção diária de leite. A saúde do ordenhador também estará presente, principalmente referente à postura e posição do corpo durante a ordenha.

10. Irrigação

A atividade de irrigação estará presente nas parcelas da Bovinocultura de Leite, Culturas e Horticultura. Os extensionsitas vão apresentar o trabalho de irrigação preconizado e desenvolvido pela Emater/RS-Ascar nas propriedades rurais e nas Unidades de Observação (UO’s), bem como os resultados obtidos.

Também estarão à disposição do público informações sobre o programa do Governo do Estado “Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural”, lançado em dezembro passado.

11. Florestas Comerciais

A parcela de florestas comerciais traz ao público temas como implantação e manejo florestal das culturas de pinus, eucalipto, erva-mate em sistema agroflorestal, neste ano com a implantação do campo nativo. Integração lavoura-pecuária-floresta, produção de porongo, de mudas florestais, tratamento de madeira e serraria móvel.

No tradicional galpão, que neste ano não poderá contar com a roda de chimarrão nem degustações, em virtude dos protocolos sanitários, estarão sendo apresentadas amostras de erva-mate e produtos feitos à base de erva-mate.

12. Solos

Na parcela do Solos os extensionistas vão divulgar as alternativas de plantas de cobertura para cultivo após a cultura das soja, no período do vazio outonal, onde é muito importante que ocorra a cobertura do solo, a produção e aporte de palha, a estruturação do solo e a ciclagem de nutrientes através de plantas com diferentes naturezas em termos de carbono e nitrogênio.

Os extensionistas vão mostrar na prática tecnologias relacionadas à conservação do solo e utilização de consórcios de plantas de cobertura para melhorias de suas características físicas, químicas e biológicas.

13. Horticultura

Apresentar as diversas formas de produção de hortaliças, com organização, dentro do cenário produtivo atual e incentivar uma boa alimentação saudável e geração de renda é o grande objetivo da parcela de Horticultura.

Os extensionistas vão apresentar as novidades tecnológicas, os tipos de irrigação e uso racional de fertilizantes, inseticidas e fungicidas e demonstrar que a produção de hortaliças é uma excelente atividade geradora de renda para as famílias. Na parcela, os visitantes vão encontrar as culturas como melancia, tomate, pimenta, brócolis, abóbora, batata, arroz, couve-flor, entre outras.

14. Cooperativismo e Agroindústria

A equipe de Cooperativismo estará dentro do Pavilhão da Agricultura Familiar, apresentando ao público o trabalho desenvolvido pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Seapdr, com cooperativas, associações e agroindústrias, procurando ressaltar a importância do cooperativismo para o desenvolvimento local e regional.

Como novidade, está sendo organizado um espaço de mostra/exposição de produtos das agroindústrias familiares do Programa Estadual da Agroindústria Familiar (Peaf), que representam os conceitos de inovação, diversificação e oportunidade de mercado, dentro do Pavilhão da Agricultura Familiar. Como essa iniciativa, os produtos da agricultura familiar, de todas as regiões do RS, estarão em evidência e destaque.

Além disso, no Pavilhão da Agricultura Familiar, organizado em parceria entre Cotrijal, Seapdr, Emater/RS-Ascar, Fetag e Fetraf/RS, serão 197 expositores que estarão distribuídos em 191 estandes, compreendendo 70,6% de agroindústrias e 29,4% de artesanato, plantas ou flores. Dentre as agroindústrias haverá opções de produtos de origem vegetal, de origem animal e bebidas. Ao todo, ocorre a participação de 122 municípios, com maior concentração das regiões de Passo Fundo, Ijuí e Soledade.

15. Meliponicultura e Apicultura

Os extensionistas estarão na parcela da Meliponicultura e Apicultura com os objetivos de mostrar as espécies de abelhas nativas do Rio Grande do Sul, através da exposição de colmeias em plena atividade, mostrar a importância das abelhas para a reprodução das plantas (polinização), apresentar as formas e conteúdo do manejo das abelhas.

O público poderá conferir materiais e equipamentos para trabalhar com as abelhas, bem como o manejo com as colmeias. Também haverá exposição de mel de diversas espécies de meliponídeos e apis. E, na prática, haverá demonstração, com equipamentos, de captura de enxames.

Outra atração é a distribuição de sementes de espécies de plantas aptas à formação de pastagens apícolas.

16. Comunicação e Tecnologia da Informação

Os profissionais da comunicação e da tecnologia da informação estarão, seguindo exemplo de outras feiras, prestando assessoria à imprensa e aos extensionistas, fazendo a divulgação das ações da Extensão Rural e dos produtos da Comunicação.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS