Emater/RS-Ascar inicia pela região de Erechim a realização do Curso de Desenvolvimento para mulheres rurais

A Emater/RS-Ascar iniciou por Erechim a realização do Curso de Desenvolvimento para Mulheres que acontecerá em três momentos no Estado. Um grupo de mulheres da região do Alto Uruguai participa do primeiro módulo, que acontece nesta terça e quarta-feira (16 e 17/04), no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre), envolvendo produtoras dos municípios de Barão de Cotegipe, Carlos Gomes, Sertão, Faxinalzinho, Charrua, Gaurama e Campinas do Sul.

A capacitação tem como objetivo proporcionar espaços de acolhida e convivência, diálogo, troca de experiências e vivências entre as mulheres, a fim de criar e fortalecer vínculos, fomentar o acesso às diferentes politicas púbicas, compreender o modo de vida de cada mulher, contribuir na elaboração de projetos de vida e geração de renda. Neste sentido, e com o tema “Autonomia e empoderamento da mulher rural”, o curso foi aberto com dinâmica em que cada participante pode contar um pouco de sua história, experiências e vivências no dia a dia em suas propriedades. A atividade foi conduzida pelas extensionistas rurais sociais que integram o grupo de trabalho e vão ministrar o curso, Nádia da Rosa, Rosangela Montepó, Roseli Bonesso e Leia Hausen.

A programação prosseguiu à tarde com a palestra da mestre em Economia e professora Lúbia Tamires Rintzel, com o tema “A força da mulher do rural”, destacando a importância do autocuidado e empoderamento, com foco em estar bem para poder cuidar, reconhecer oportunidades e possibilidades, cuidado físico e mental, reconhecimento de seu valor, entre outros olhares.

O curso será ministrado em seis módulos, envolvendo os demais temas: Geração de renda (21 e 22/05); Mulher e identidade no meio rural (18 e 19/06); Meios e modos de vida no espaço rural (1º e 02/08); Organização coletiva, associativismo e cooperativismo (11 e 12/09); e, encerrando com o módulo, Saúde da mulher (16 e 17/10). Além de palestras educativas, o curso terá oficinas e momentos de lazer.

Os três cursos no Estado serão realizados pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A criação do curso Desenvolvimento para mulheres rurais é resultado de uma pesquisa realizada em 2022, em parceria com o Departamento de Economia e Estatística do RS, com objetivo de coletar informações sobre a rotina destas mulheres, trabalho doméstico, cuidado com outras pessoas, envolvimento na produção, gerenciamento de atividades econômicas e financeiras, participação de espaços sociais e de representação, tecnologias e uso da Internet para a comercialização de produção. Na pesquisa, foram ainda perguntados outros temas referentes à saúde, violência contra as mulheres, dificuldades enfrentadas com a Covid-19 e igualdade de gênero.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Erechim

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS