Emater/RS-AScar elabora sistema informatizado para cálculo da dieta de bovinos de leite

Um grupo de produtores e técnicos da Emater/RS-Ascar do Alto Uruguai concluiu o curso da Dieta para Vaca Leiteira, ministrado na quinta e sexta-feira (16 e 17/08), no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre). Esta é a primeira edição deste curso, que é realizado em dois módulos num total de 32 horas.

No módulo I, as orientações focaram mais na teoria da importância da nutrição. Já nesta segunda etapa, as orientações focaram no sistema informatizado de cálculo da dieta para bovinos de leite, desenvolvido pela Emater/RS-Ascar e disponibilizado aos participantes do curso. Através desta ferramenta, os participantes podem realizar diversas simulações, substituindo um alimento por outro.

Segundo o assistente técnico regional em Sistemas de Produção Animal da Emater/RS-Ascar e coordenador do curso, doutor em Agroecossistemas Vilmar Fruscalso, o Sistema para cálculo da nutrição de bovinos de leite (Nubol), desenvolvido por ele, permite o cálculo exato das necessidades dos animais, tanto em pastejo quanto em confinamento. “A ferramenta também possibilita simulações de fontes alternativas de alimentos, a fim de baratear o custo da alimentação do animal”, complementa.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS