Emater/RS-Ascar e grupo Caminho das Flores, Cores e Sabores aderem ao Programa Sementes do Banrisul

A Emater/RS-Ascar e o grupo Caminho das Flores, Cores e Sabores, em Ipiranga do Sul, receberam na quinta-feira (24) as sementes do Programa Sementes Banrisul. A entrega aconteceu na agência do Banrisul de Getúlio Vargas com a presença da extensionista rural social da Emater/RS-Ascar, Renata Bombana, das agricultoras Gessy Sbeghen e Tecla Salapata Pinheiro, representantes do grupo Caminho das Flores, de Cristiano Medeiros Zanatta e de Jorge Gobalchin, ambos do Banrisul, e do responsável pela Carteira Rural, Emerson Bernieri.

O Programa Sementes Banrisul visa orientar estilos de agricultura de base ecológica e estratégias de desenvolvimento rural sustentável nas comunidades onde o banco está inserido. Para isso, são distribuídas sementes agroecológicas de diversas espécies, como hortaliças, plantas ornamentais, forrageiras e grãos para projetos que valorizem a agricultura sustentável.

A Emater/RS Ascar em Ipiranga do Sul desenvolveu esse projeto em parceria com o grupo do turismo rural e o Banrisul desenvolvendo uma ação conjunta também com Clubes de Mães do município, além de beneficiários do Programa Socioassistencial e de famílias da agricultura familiar. O objetivo é alcançar o maior número possível de famílias com ações em Segurança e Soberania Alimentar, através da diversidade alimentar para o autoconsumo e eventual venda do excedente gerando novas fontes de renda.
A ação também faz parte do assessoramento às famílias para o acesso a políticas públicas e direitos sociais, possibilitando à inclusão social e produtiva. Ações como essa garantem novas formas de inclusão, a garantia de direitos, o desenvolvimento e a autonomia das famílias rurais, observa a extensionista Renata Bombana.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS