Emater realiza 1ª edição do curso de Empreendedorismo para Juventude Rural

A 1ª edição do curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural, promovido pela Emater/RS-Ascar, com a participação de jovens de sete municípios da região do Alto Uruguai, iniciou nesta terça-feira (16/04), às 13h30. A solenidade de abertura foi realizada no auditório do Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre), com a presença dos alunos, pais, autoridades, lideranças regionais, dos extensionistas dos municípios envolvidos e instrutores do curso. Também estiveram presentes a assistente técnica estadual de Juventude Rural, Clarice Böck, e o coordenador estadual dos Centros de Treinamento da Emater/RS-Ascar, José Enoir Daniel. Eles foram acolhidos pelo gerente regional, Gilberto Tonello, pelo adjunto Marcos Gobbo, e pelo coordenador do Cetre, Jorge Silvano Silveira.

Neste primeiro encontro, os jovens foram recepcionados junto com seus pais e participaram de dinâmicas de integração nas quais compartilharam sonhos, expectativa do curso e vivências. A grande maioria dos jovens manifestou como sonho: ser feliz, constituir uma família e se manter na propriedade. O mesmo foi manifestado pelos pais que desejam que os filhos sejam felizes na vida pessoal e em suas escolhas profissionais.

A programação foi marcada pela palestra motivacional do professor e técnico da Emater/RS-Ascar, Otávio Avendano de Vasconcelos. A reflexão contextualizou a família, valores e sonhos. “As bases de uma propriedade não são econômicas, mas afetiva”, disse. “As organizações hoje estão se dando conta de que o colaborador produtivo é aquele que está feliz consigo mesmo e com sua família”, comentou Vasconcelos.

O curso será desenvolvido em seis módulos, com duração de três dias cada um deles, e encerramento em dezembro deste ano. Participam jovens dos municípios de Erechim, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Viadutos, Mariano Moro e Severiano de Almeida. O curso terá como foco o bem-estar no campo, qualidade de vida dos produtores e sucessão familiar. O objetivo é de que no final do curso os alunos possam elaborar um projeto prático em suas propriedades.

Abertura- O gerente regional agradeceu aos alunos e aos pais por terem aceito o desafio. Também agradeceu as parcerias com o Sicredi, Cresol pelo subsídio aos seus associados que participam dos cursos, e prefeituras. José Enoir Daniel frisou que a região administrativa de Erechim é a segunda no Estado a implantar este curso, que será realizado em todas as 12 regiões administrativas do Estado. Nos pronunciamentos, o prefeito de Três Arroios, Lírio Zarichta

falou em nome dos prefeitos, cumprimentando os jovens, pais e lideranças e destacando a importância do curso para os jovens e para a sucessão familiar. O presidente do Sicredi Norte RS/SC, Adelar Parmegiani, e o presidente da Cresol, Mauri Picoli, também parabenizaram os jovens e seus pais e a Emater/RS-Ascar pela iniciativa e manifestaram o apoio das duas cooperativas de crédito. “As cooperativas de crédito ajudam no crescimento dos municípios e no desenvolvimento regional”, disse em sua fala Parmegiani. Mauri Picoli destacou a colaboração da Cresol e o desafio das famílias para continuar na agricultura familiar.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Erechim, Altemir Barp, também parabenizou os jovens e seus pais, destacando a importância do treinamento para que possam aplicar em suas propriedades. “As propriedades têm que ter gestão e sucessão”, observou. No ato, Augusto Vendrusculo representou os jovens, e Estevão Mai, os pais dos alunos.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS