Emater e Sicredi lançam campanha que beneficiará mais de 14 mil famílias do Alto Uruguai

O lançamento oficial da campanha “Documentos da Propriedade Rural – documentos organizados, rotina produtiva! ”, ocorreu na manhã desta sexta-feira (26/03), de forma online, na sede do Sicredi UniEstados, em Erechim, e simultaneamente, em todas as unidades da cooperativa da região de abrangência do Escritório Regional de Erechim. Durante o ato, foi exposto o projeto e entregues pastas que integram ações desta iniciativa, que permitirão às famílias rurais reunir e centralizar toda a documentação da propriedade rural num mesmo local.

O projeto tem como público as 14.428 famílias rurais dos 32 municípios da região de abrangência do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim. A campanha é uma parceria entre a Emater/RS-Ascar, através do Escritório Regional de Erechim, o Sicredi UniEstados, Sicredi Sul Minas RS/MG e Sicredi Altos da Serra. O objetivo é auxiliar as famílias assistidas na região do Alto Uruguai a organizar e centralizar a documentação num mesmo local. Neste sentido, foram confeccionadas as pastas que estão sendo entregues às famílias, para que sejam utilizadas para guardar, centralizar toda a documentação da propriedade rural. Neste primeiro momento 8 mil pastas, estão sendo entregues juntamente com materiais informativos, elaborados pelas extensionistas da região de Erechim, em relação a documentação que toda propriedade rural deve ter.

Participaram do lançamento o presidente do Sicredi UniEstados, Adelar José Parmeggiani, o gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello, a extensionista rural social da Emater/RS-Ascar, Nádia da Rosa, e a coordenadora dos Programas de Relacionamento do Sicredi, Tatiane Toso Bertolla. Tonello enalteceu a parceria do Sicredi UniEstados e as demais unidades do sistema na viabilização deste e de outros projetos da Emater/RS-Ascar. “Muitos de nossas ações são realizadas graças a esta parceria, que vem de longos anos”, afirmou. “A centralização e organização dos documentos nesta pasta vai facilitar muitos para as famílias rurais na hora de procurarem os Escritório Municipais para acessar políticas públicas”.

A extensionista rural social da Emater/RS-Ascar Nádia da Rosa expôs a operacionalização da campanha. Ela destacou a importância da ação educativa, informativa e de organização da documentação da propriedade rural na pasta. “Este é um projeto inovador e irá contribuir na qualificação da gestão da propriedade, através da organização dos documentos e ações”, ponderou. As famílias irão receber as pastas nos Escritórios Municipais da Emater/RS-Ascar até dezembro, com materiais como cards e folders.

O presidente do Sicredi UniEstados Adelar José Parmeggiani ressaltou a parceria com a Emater/RS-Ascar. “Ela dever ser cada vez mais fortalecida. Nosso objetivo é o mesmo de se aproximar das famílias rurais e dos associados e desenvolver projetos voltados para o desenvolvimento e contribuir no processo de organização do produtor”. Parmeggiani destacou ainda a importância do agronegócio para a região e o país, também enfocando a sensibilização do produtor para que utilize o material.

O presidente do Sicredi Sul Minas RS/MG, Euzebio Rodigheiro, também agradeceu pela parceria com a Emater/RS-Ascar e por poder contribuir no patrocínio das pastas. Rodigheiro destacou anda a intercooperação: “este projeto beneficiará os assistidos da Emater, associados e comunidades. Sempre estaremos juntos nesta parceria de Extensão Rural para manter as famílias no campo”.

A Emater/RS-Ascar atua de forma vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Governo do Estado.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Erechi

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS