Emater e Prefeitura de Severiano de Almeida promovem capacitação para citricultores

Um grupo de citricultores de Severiano de Almeida participou de uma capacitação em citricultura, realizada na quarta-feira (11/08), nas dependências do Clube Guarany. O objetivo foi capacitar os produtores que fazem parte do Programa Municipal de Citricultura, executado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, comandada pelo secretário Valmor Lazarin.

A capacitação foi ministrada pelos extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar, Genuir Luis Denega e Clecir Miguel Nonnenmacher. Eles apresentaram um contexto histórico da atividade, que começou a ser implantada comercialmente na década de 1990, bem como informações gerais acerca da cultura no município. Também durante a manhã foram repassadas informações sobre implantação e manejo inicial de pomares, sistematização e fertilidade do solo e podas.

Na pela parte da tarde os participantes visitaram a propriedade do produtor Alfeu Basso, onde acompanharam uma prática sobre preparação de perfil de solo para pomares, planejamento de estradas para otimização dos tratamentos, da colheita e do carregamento, além de práticas de poda de formação em plantas jovens e poda de manutenção e rejuvenescimento em plantas em produção. Os presentes também puderam conhecer uma coleção de mais de 50 variedades de citros que estão sendo testados na região do Alto Uruguai.

Além dos citricultores, estiveram presentes o prefeito Milto Vendruscolo, o presidente da Câmara de Vereadores, Ilário Faricoski, o presidente do Sutraf Arcenio Mohr, o gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar de Erechim, Cézar da Rosa, entre outras lideranças locais. Na ocasião foi assinado pelos citricultores os contratos do Programa Municipal de Citricultura. O evento foi patrocinado agência do Sicredi de Severiano de Almeida e pela Mondini Plantas/Citrícola Alto Uruguai, viveiro de Severiano de Almeida. Para os próximos meses, atendendo a uma demanda solicitada pelos citricultores, está programado um novo encontro de capacitação com tema relacionado à identificação e tratamento de pragas e doenças e também sobre os trâmites envolvendo o cadastramento de pomares para o acompanhamento e emissão do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO).

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Erechim

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS