Em torno de 100 alunos do Técnico em Enfermagem do Barão realizam estágios

600 horas de estágio supervisionado: é com este nível de preparação que os alunos do curso Técnico em Enfermagem do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco (IABRB) saem para o mercado de trabalho. Os estágios iniciam ainda no 2º semestre e são relacionados aos componentes curriculares cursados em cada etapa dos estudos. Hoje, cerca de 100 alunos do Técnico em Enfermagem do Barão estão realizando estágios em Unidades Básicas de Saúde, na Fundação Hospitalar Santa Terezinha e no Residencial Garden Ville, em São Valentim. Em maio os estudantes devem iniciar as práticas também no residencial geriátrico de Barão de Cotegipe.

Os estágios são realizados em grupos de 3 a 5 alunos e abrangem as mais diversas áreas da saúde. No Hospital, por exemplo, esta fase de aprendizagem prática é realizada no pronto socorro, clínicas médicas, clínicas cirúrgicas, observação, maternidade, pediatria, centro cirúrgico e UTI. “Os estágios são sempre acompanhados pelo enfermeiro professor que supervisiona todas as atividades. O aluno só realiza a técnica junto com o professor”, enfatiza a coordenadora do curso, professora Elaine Strassburg.

Lidiane de Moraes Santos, que pretende atuar na área hospitalar e geriátrica, concluirá o Técnico em Enfermagem no mês de julho. Neste semestre, a aluna realiza o seu estágio no bloco cirúrgico da Fundação Hospitalar Santa Terezinha. “Enfermagem é a arte de cuidar incondicionalmente. Ao longo desse tempo aprendi muito mais do que técnicas: aprendi a me colocar no lugar dos outros e fazer o meu melhor para o bem-estar das pessoas, mesmo sem as conhecer”, diz a estudante.

A coordenação do curso explica ainda que o objetivo dos estágios é proporcionar aos alunos o desempenho da Enfermagem nas situações que vivenciarão diariamente no trabalho, como complemento à teoria estudada na sala de aula.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS