Em missão ao Japão, Famurs conhece ações de combate às cheias de Shiga

Agenda integra a programação da missão liderada pelo governo do RS. Encontro também abordou gestão hídrica, resiliência climática e tecnologias ambientais.

A comitiva da missão ao Japão realizou sua primeira agenda oficial na província de Shiga, considerada uma das mais avançadas do Japão em políticas de sustentabilidade e conservação ambiental, nesta segunda-feira (18/11). O encontro, que contou com a participação do presidente da Famurs, Marcelo Arruda, e dos governadores Eduardo Leite e Taizo Mikazuki, marcou o fortalecimento da relação histórica entre os dois Estados, que são províncias-irmãs desde 1980.

Além do fortalecimento das relações, o encontro teve como objetivo conhecer as ações de combate às cheias de Shiga. A província enfrentou em 1896 uma enchente que durou mais de 200 dias e resultou em 29 mortes e 35 mil residências atingidas. A região, banhada pelo lago Biwa, desenvolveu uma série de ações para minimizar os impactos das tragédias climáticas, como a adoção de um mapa de risco dos desastres hídricos e um controle de inundações. “Shiga tem um trabalho muito forte de, primeiro, preservar a vida; segundo, ter sinalização e orientação de todos os pontos de risco e deslocamento; e terceiro, todo uma ação no lago Biwa, para conter as cheias”, enumerou o presidente Marcelo Arruda.

Para ele, é muito importante que os municípios busquem iniciativas como a de Shiga, tendo em vista a proporção semelhante aos alagamentos em Porto Alegre, em maio deste ano. “É importante que os gestores busquem essas boas práticas e adaptem para a sua realidade; cada país e Estado tem, claro, a sua particularidade, mas é importante avançar a ajustar essas ações. Inclusive, os governos federal e estadual implementaram o mapa das cheias, em que é possível monitorar o deslocamento e nível da água nos próximos 50 anos, e a nível local analisa a utilização do solo, para evitar a ocupação de solos em áreas de risco. Esse é o desafio do RS e dos municípios, que inclusive vamos abordar na programação da Assembleia de Verão, toda essa experiência e as boas práticas que estamos colhendo aqui”, explicou Arruda.

Durante a visita, os gestores ainda discutiram as possibilidades de expansão da cooperação bilateral em áreas como gestão hídrica, resiliência climática e tecnologias ambientais. A comitiva também participou de um tour pelo Biwa, o maior lago de água doce do Japão e um dos principais exemplos mundiais de conservação ambiental, para conhecer iniciativas implementadas para o controle de enchente e a proteção de recursos hídricos.

A visita ainda incluiu uma passagem pleo Aqua Biwa, centro de educação ambiental que promove a conscientização sobre o uso sustentável dos recursos naturais. Além da parte de educacional, os representantes do governo da província japonesa ressaltaram medidas como construção de diques e retirada e adaptação de casas de áreas de risco, entre outras iniciativas que foram adotadas no local.

Também participaram do roteiro em Shiga os secretários Caio Tomazeli (Comunicação) e Ronaldo Santini (Turismo); o coordenador da Defesa Civil, coronel Luciano Boeira; o presidente da Assembleia, Adolfo Brito; e os deputados estaduais Frederico Antunes (líder do governo), Airton Artus, Luiz Fernando Mainardi, Vilmar Zanchin e Thiago Duarte.

Por Assessoria de Comunicação

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS