Em mais um dia chuvoso em partes do Rio Grande do Sul, o sábado (11), foi de limpeza e reconstrução em algumas regiões e de mais demonstrações de solidariedade, o estado ainda foi atingido por um tornado. De acordo com a Metsul (https://metsul.com/tornado-no-rio-grande-do-sul-em-meio-ao-desastre-da-chuva/) o evento ocorreu na zona rural do município gaúcho de Gentil, que fica a menos de 120 quilômetros de Erechim, próximo de Passo Fundo e Marau.
O fenômeno ocorre com um novo episódio de instabilidade que traz chuva forte e temporais isolados em meio ao desastre das enchentes que assolam o estado pelo evento extremo de chuva do fim de abril e o começo de maio com acumulados superiores a 500 mm em diversas cidades e acima de 700 mm em algumas.
Uma frente semi-estacionária acompanhada de um centro de baixa pressão está sobre o Rio Grande do Sul, favorecendo o novo episódio de instabilidade que soma elevados volumes de chuva em algumas regiões, como a Serra e o Litoral Norte.
Embora em superfície a temperatura esteja amena, ar mais quente atua em altitude e cria as condições favoráveis à formação de nuvens carregadas com chuva forte, raios e risco de temporais isolados. O risco de temporais é maior na Metade Norte, onde a atmosfera se encontra mais aquecida.
Moradores da região filmaram o tornado avançando sobre lavouras e árvores no campo, o que deixou um rastro de árvores caídas no meio da vegetação. Os vídeos sugerem um tornado de menor intensidade, entre F0 e F1, capaz de provocar danos, porém não catastróficos. Não houve feridos, apenas relatos de danos materiais.