Os consumidores brasileiros ficaram, em média, 10,4 horas sem energia elétrica em 2023, apontam dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Segundo a agência, houve melhora na qualidade de prestação do serviço entre 2022 e 2023, com redução no tempo médio e na frequência das quedas de energia.
Em 2022, a duração média das interrupções foi de 11,2 horas. Contudo, os valores de compensação subiram de R$ 765 milhões em 2022 para R$ 1,08 bilhão no ano passado. Esses valores são pagos pelas distribuidoras aos consumidores que sofreram níveis altos de interrupção no fornecimento de energia.
A compensação é feita por meio de descontos na conta de luz. Os dados foram divulgados na sexta-feira (15) pela Aneel. A agência avalia o desempenho das distribuidoras de energia de acordo com dois critérios:
– Tempo médio que cada unidade consumidora, como casas e comércios, ficou sem energia elétrica. Esse indicador é conhecido como DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora).
– Número médio de interrupções ocorridas, chamado pela Aneel de FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora). Cada distribuidora tem uma meta de DEC e FEC individual. A agência, por sua vez, avalia se essas metas foram cumpridas e faz a classificação por meio do desempenho global de continuidade, que é formado a partir dos dois indicadores.