Em domingo de temperatura amena, festa de São Cristóvão movimenta cidade de Erechim e região

Desde antes das 5h da manhã deste domingo de temperatura amena, caminhões e todo tipo de veículos estavam na fila perto da igreja São Pedro de Erechim aguardando o início da procissão de São Cristóvão que partiu às 08h30 para a igreja e bairro do mesmo nome com a imagem do santo conduzida por caminhão do Corpo de Bombeiros.

Em frente àquela igreja e em dois pontos da BR 153, padres, diáconos e ministros se revezavam na bênção aos motoristas e a seus carros.

Às 06h, na igreja São Cristóvão houve missa com os trabalhadores da festa.

Às 10h, também na igreja, houve missa presidida pelo Pároco, Pe. Severino Orso, concelebrada pelo Vigário Paroquial, Pe. Leonardo Silva Pereira Fávero, com a participação do Diácono Jacir Lichinski, alguns ministros, coroinhas, acólitos e muitos fiéis que foram agradecer graças ou pedir a intercessão do Santo padroeiro dos motoristas, em cuja festa são lembrados também os agricultores.

Às 14h, na igreja, Pe. Leonardo Fávero presidiu a bênção do Santíssimo Sacramento e da saúde.

A homilia do Pe. Severino

Pe. Severino iniciou a homilia referindo-se à leitura da missa, a exortação de São Paulo na carta aos Filipenses de exultar de alegria em Deus, apresentando-lhe orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças. Não só súplicas, mas também agradecimentos, junto com os outros, vivendo a missão de Cristo, para a qual, conforme o evangelho da missa, ele enviou os 72 discípulos. Ao retornarem a ele, contaram-lhe o que haviam realizado e que até os demônios se lhes submetiam. Cristo lhes observou de não se sentirem felizes por isso, mas porque o nome deles estava inscrito no Reino de Deus. Recordou o tema e o lema da novena e da festa: “Com São Cristóvão, caminhar juntos na alegria da missão” e “dá-me a conhecer os caminhos da vida e me encherás de alegria com a tua presença”. Resumiu os aspectos da missão contemplados em cada dia da novena com o padre que a presidiu: com as crianças, adolescentes e jovens; com as famílias; com os idosos; com os profissionais da saúde; com a comunidade e lideranças; com a sociedade e ambientes de trabalho; com os educadores; com os motoristas, viajantes e comerciantes; com fé, esperança e amor. Ressaltou que caminhamos todos para o mesmo fim, o céu. Propôs aos participantes da celebração se perguntarem o que estavam dispostos a realizar após a novena e a festa. Poderia ser realizar o pedido do lema, conhecer os caminhos de Deus e que o nome de cada um esteja inscrito no Reino dos Céus. Ainda, como São Cristóvão, ajudar as pessoas a superarem as dificuldades e provações da vida.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS