Em Centenário, deputado Paparico Bacchi volta a defender ponto facultativo nas prefeituras
A medida é concentrar e dar forças às mobilizações para continuar reivindicando apoio dos governos na contenção da crise no campo
Durante sua participação na XII Festa Internacional do Pierogi, na sexta-feira (4), em Centenário, o deputado Paparico Bacchi voltou a defender a adoção de ponto facultativo quinzenal nas prefeituras do Rio Grande do Sul como medida emergencial de apoio aos produtores rurais. Representando a presidência da Assembleia Legislativa, o parlamentar destacou que a proposta visa mobilizar o poder público e o comércio local em favor dos agricultores que enfrentam uma das piores crises da história recente do Estado.
Na presença da presidente da Famurs, Adriane Perin, Paparico propôs que a entidade aprove uma resolução incentivando os municípios gaúchos a adotarem, a cada quinze dias, ponto facultativo nas tardes de sexta-feira. A iniciativa busca liberar a força de trabalho municipal para auxiliar diretamente os agricultores na reivindicação ao Projeto de Lei sobre a securitização.
O deputado ainda reiterou que a securitização das dívidas do setor agropecuário é essencial para garantir a sobrevivência da produção rural e a retomada da economia. “Essa é uma medida concreta para quem sustenta o Rio Grande. O agricultor quer prazo para pagar suas dívidas e continuar produzindo”, afirmou o parlamentar.
Ao lado de autoridades locais, como o prefeito Genoir Florek e o vice Cássio Kolcenti, o deputado Paparico Bacchi comentou a importância da cultura polonesa na formação da região e reforçou o papel da festividade como espaço de preservação da memória e também de reflexão sobre os desafios atuais.
A mesa de autoridade também estava composta pelo secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, e pelo coordenador do Gabinete de Prefeitos, Salmo Dias.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação