Uma comitiva com cinco educadoras da Secretaria Municipal de Educação e das Escolas de Concórdia esteve visitando Erechim na tarde desta quarta-feira (19). Eles foram recebidos na Secretaria Municipal de Educação (SMEd), e também visitaram a Escola Municipal São Cristóvão e seus anexos. A secretária Verenice Lipsch, o coordenador Pedagógico, Fabrício Brustolin e a diretora Pedagógica, Andressa Confortin apresentaram o funcionamento da Educação Integral no Sistema Municipal de Ensino.
Referência na Educação Integral
A Educação de Erechim já atingiu a Meta 01 do Plano Nacional da Educação (PNE), que é universalizar a Educação Infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade. Além disso, outro objetivo do PNE é ampliar a oferta de Educação Integral, o que é uma realidade para muitos estudantes de Erechim. Na Educação Infantil, são 3.237 estudantes – sendo 1.786 em tempo integral em Escolas Municipais e 1.451 em Escolas Conveniadas, conforme apresentou a secretária de Educação de Erechim, Verenice Lipsch.
A responsável pelos anos iniciais em Concórdia, Raquel Fazolo, comenta que o município está fazendo estudos para ampliar a Educação Integral e veio buscar exemplos práticos de como isso funciona em Erechim. “Nós temos duas escolas com Ensino Integral e em pesquisas percebemos que Erechim está dentro de uma das metas do PNE, e atinge essa meta, e como Erechim está próxima da nossa realidade também, então viemos buscar aqui a questão da qualidade do ensino e a forma como se dá”, comentou.
Educação como prioridade
A secretária de Educação, Verenice Lipsch, também apresentou toda estrutura de como funcionam as Escolas Municipais, bem como a segurança que foi reforçada. “Um intercambio como esse é muito importante para trocarmos experiências e debatermos os desafios da Educação Integral. Hoje, se estamos atingindo o PNE é porque o Governo de Erechim trata educação como prioridade, construindo novas escolas e fazendo parcerias com Escolas Privadas – deste exemplo, até 1.451 vagas compradas são de tempo integral”, explicou a secretária.
Por Assessoria de Comunicação