Educação Física da URI realiza o IV Colóquio sobre Esporte e Mídia

O Curso de Educação Física Bacharelado da URI Erechim realizou na segunda-feira, 18, no Anfiteatro, o primeiro momento do IV Colóquio sobre Esporte e Mídia. A atividade é parte da programação prevista para as disciplinas de Esporte e Mídia, ministrada pelo professor José Luis “Nino” Dalla Costa. O evento foi destinado a turma de calouros e abordou as relações entre o esporte, a mídia e o esporte difundido nos meios de comunicação na sociedade globalizada.
 
Os convidados foram a diplomada Cristiane Babinski, Presidente da Onna Bugeisha Dojô – Escola de Karatê; professor e Preparador Físico/Supervisor da Equipe de Futsal do Atlântico, Elton José Dalla Vecchia; Assessor de Imprensa do Ypiranga, Luciano Breitkreitz; e Supervisor Geral da Rádio Difusão AM, Everton André Tonial. 
 
Para Badalotti, “a responsabilidade da mídia esportiva é muito grande, pois tem o papel de informar sobre tudo que acontece no cenário esportivo. Assim, a checagem das informações, a ética, o respeito profissional com os atores envolvidos devem estar presentes em nossas ações diárias”. Tonial comentou sua experiência pessoal. “Por meio do voleibol, aprendi valores como trabalho em equipe, respeito e comprometimento. Foi onde eu cresci e amadureci. Precisamos de um apoio da mídia, uma vez que são dedicados, praticamente, 90% do tempo para o futebol e 10% para os demais esportes. Faz-se necessário na medida do possível, um pouco mais de espaço para o voleibol, basquetebol, tênis, natação, skate, karatê, judô e outros tantos esportes em nossa região. Precisamos ressaltar o esporte amador e as conquistas dos nossos atletas”, frisou. 
Luciano recomenda aos futuros profissionais de Educação Física que informem-se ao máximo e estudem muito. “É preciso estar atento a tudo o que anda acontecendo a respeito das novas tecnologias, novos meios de comunicação e as novas mídias. O mundo mudou muito, mas mudou ainda mais na nossa área de comunicação. É preciso estar pronto e adaptado para ele, estar inserido nele. As novas tecnologias e mídias não são mais o futuro, são o presente”, enalteceu.
Elton ressalta que o Futsal do Atlântico apresenta direção, equipe de colaboradores e profissionais que cuidam de toda parte administrativa e são responsáveis pelas decisões estratégicas, parcerias, relações com patrocinadores, acompanhamento do progressos da equipe e desempenho dos atletas. “Esta união de forças e a transparência nas ações visam alavancar não apenas o esporte, mas a nossa sociedade como um todo”, destacou. 
 
Cristiane, por sua vez, relata que “os jovens envolvidos com o Karatê aprendem a planejar e administrar o tempo com equilíbrio, mantendo a disciplina, o foco e a dedicação nos estudos e no exporte. Por meio das redes sociais estamos conseguindo divulgar o trabalho realizado com o Karatê e, desta forma, chegar a um público cada vez maior”.
 
Para o Professor Nino, o Colóquio colabora na formação do futuro professor de Educação Física por meio da discussão das relações e dos estudos entre esporte e mídia. “É muito importante que os estudos envolvendo esporte e mídia estejam presentes da formação acadêmica inicial e na capacitação permanente dos professores em atividades, resultando, assim, em uma atualização permanente dos processos de comunicação, sobre as mídias sociais e a análise de seus discursos”, destacou.
Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS