Educação Física da URI promove seminário gratuito para discutir a inclusão de jovens por meio do esporte

O Curso de Educação Física e o Grupo de Estudos e Pesquisas da URI Erechim, por meio de seus estudantes e professores, promove de forma online o I Seminário Olímpico do Curso de Educação Física com a temática sobre o Desenvolvimento Positivo de Jovens(DPJ) por meio do Esporte.

A primeira etapa do seminário acontece neste sábado, 27, das 9h às 11h, quando será apresentada a
temática sobre os Esportes Coletivos. A convidada será Carine Collet, doutora em Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O encontro vai ser conduzido pelos professores José Luis “Nino” Dalla Costa e Edenir “Chita” Serafini.

A segunda etapa será realizada no sábado seguinte, 04 de julho, também das 9h às 11h, quando será analisada a temática do ensino de habilidades para a vida. O convidado será Vitor Ciampolini, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFSC. O encontro será conduzido pelos professores José Luis “Nino” Dalla Costa e Bruno Felipe Assoni Faleiro.

O projeto terá, ainda, uma terceira etapa a ser desenvolvida no dia 06 de julho, segunda-feira, das 19h30min às 21h30min, igualmente de forma virtual, quando será analisada a aprendizagem e a formação profissional de treinadores esportivos. O convidado será Vinicius Zeilmann Brasil, doutor em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. O último encontro será conduzido pelos professores José Luis “Nino” Dalla Costa e Vanderlei “Índio” Ramos de Oliveira Junior.

O Desenvolvimento Positivo de Jovens orienta para a formação cidadã por meio do esporte e utiliza esse
meio para uma abordagem que objetiva empregar modelos pedagógicos e programas de intervenção com a finalidade de desenvolver a construção de valores e competências para a vida, sendo elas a autonomia, a liderança e o respeito pelos outros.

O seminário é aberto ao público de forma gratuita e é voltado mais especificamente para estudantes, acadêmicos e professores de Educação Física que poderão estar acompanhando e interagindo por meio do Facebook da URI Erechim.

Conforme o professor José Luis “Nino” Dalla Costa, que coordena o I Seminário Olímpico, “nosso propósito é contribuir para a atualização, desenvolvimento e aperfeiçoamento dos profissionais que atuam na Educação, Educação Física, Educação Olímpica e Estudos Olímpicos. Por isso, estamos compartilhando o conhecimento conectando a universidade e a comunidade por meio das mídias digitais”.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS