Educação financeira: como isso afeta a sua vida e seus investimentos

“A gente passa a vida toda trabalhando pelo dinheiro, e chega uma hora que precisa fazer ele trabalhar para nós”, diz Leonardo

    Assuntos relacionados ao dinheiro estão presentes o tempo todo em nossas vidas e tornou-se um recurso essencial nos últimos tempos. Para muitos, infelizmente tem uma carga negativa. E essa carga negativa é o maior indicador do porquê as pessoas têm tantas dificuldades com as finanças.

   Desde a infância, crianças e jovens são estimulados a se formar e a ter um emprego melhor e consequentemente, ganhar mais, mas ninguém ensina a gastar esse dinheiro, por exemplo, há pessoas que vão ganhando mais e gastando mais e mesmo recebendo um bom salário, vivem endividadas ou com problemas financeiros. Existe uma cultura enraizada no consumo e de certa forma, o consumo se torna a base do desenvolvimento da sociedade. Por isso, é importante saber o que fazer com esse dinheiro, como lidar com o salário e usá-lo com responsabilidade e planejamento. Fatores necessários para que as pessoas tenham qualidade de vida hoje e no futuro e saibam lidar com as situações adversas do dia a dia, independentemente da faixa etária.

    O Estúdio Boa Vista conversou com Leonardo Casal e Henrique Signor Backkes, da Graham Investimentos, na manhã desta terça-feira (29). Na entrevista, abordaram a conexão entre dinheiro e investimento, além de dar dicas básicas de como trilhar seus passos em direção a estabilidade e segurança financeira de forma prática. A empresa que possui a matriz em Erechim há mais de 10 anos, possui também escritórios em Passo Fundo, Concórdia e mais recentemente, abriram filial em Nova Prata. A Graham possui uma captação de mais de 600 milhões de reais, tem em média 3 mil clientes entre a matriz e filiais, e conta com 20 assessores. 

   Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que lidera estratégias de educação financeira pelo mundo e é um grande formulador de metodologias e políticas para desenvolver esse tema, a educação financeira é “o processo mediante o qual os indivíduos e as sociedades melhoram a sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros, de maneira que, com informação, formação e orientação, possam desenvolver os valores e as competências necessários para se tornarem mais conscientes das oportunidades e riscos neles envolvidos e, então, poderem fazer escolhas bem informadas, saber onde procurar ajuda e adotar outras ações que melhorem o seu bem-estar”. Resumindo, é saber usar o dinheiro com consciência.

    Para auxiliar as pessoas que querem iniciar no mercado financeiro existe o assessor de investimentos que segundo Henrique, é um investidor profissional que vai ajudar a fazer a melhor escolha no mundo dos investimentos, é considerado o braço direito do cliente. Hoje a XP possui uma plataforma aberta (chamado também de shopping center financeiro) com mais de 400 fundos e mais de 40 bancos para alocar o seu recurso, é um mar de opções, que, com a ajuda de um assessor, a escolha será mais eficiente e de acordo com o perfil do investidor. 

    E para as pessoas que querem construir uma renda extra é importante saber a diferença entre renda passiva e renda ativa.

A gente passa a vida inteira trabalhando para o dinheiro que chega uma hora que ele precisa trabalhar para a gente. Ele é tão suado, tão difícil para a gente conquistar que a partir do momento que a gente ganha esse dinheiro tem que cuidar dele com carinho e isso vem a calhar com a diferença de renda passiva e renda ativa. A renda ativa depende do teu esforço físico, por exemplo, um trabalhador com carteira assinada troca suas horas de trabalho pelo salário, sendo assim, a renda ativa depende do salário dele. Já a renda passiva é o contrário, você ganha o dinheiro e coloca o dinheiro trabalhar para você, explica Casal. 

    E “uma ótima ferramenta para construir uma renda passiva hoje, está relacionada aos imóveis. Ao comprar um imóvel a pessoa terá uma renda passiva, não dependendo do esforço físico, todos os meses terá uma renda extra. Porém, ao adquirir um imóvel, ou seja, um apartamento ou sala comercial você irá precisar de 150, 300 ou até 500 mil reais e isso não é tão acessível para todas as pessoas. Essa ferramenta no mercado financeiro se chama fundo de investimento imobiliário. Que nada mais é do que você comprar imóveis através da bolsa e ainda com uma série de benefícios”, complementa Casal.

    Outro ponto importante que Casal e Backkes destacam é a diferença entre investir e guardar dinheiro, por exemplo, se você pegar 500 reais por mês e guardar em dez anos você terá 60 mil reais. Agora se você investir esses 500 reais por mês, com uma taxa de 12% ao ano, em 10 anos você terá 110 mil reais. O efeito dos juros compostos nos investimentos permite que os ganhos sejam exponenciais, ou seja, eles não crescem em linha reta: o crescimento é cada vez maior.

      A Graham também ajuda clientes e pessoas que possuem interesse no conhecimento dos investimentos através do Graham educação: braço educacional da Graham Investimentos, pois o melhor tipo de investimento é o conhecimento. Uma média de 500 alunos já passaram pela Graham educação em dois anos. Oferece cinco cursos: Educação Financeira, Análise Fundamentalista de ações e Fundamentalista Avançado, Analise técnica em ações, Curso de Opções. “Qualquer curso da Graham pegaremos em sua mão e te ajudaremos a investir, promoção de assessoria grátis por um mês”, destaca Backkes.

*Por Aline Koproski

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS