Eduardo Leite é diplomado para segundo mandato
Além do governador reeleito, vice, senador e deputados receberam diplomas em solenidade realizada no auditório do Ministério Público Estadual, em Porto Alegre
Em clima de confraternização e cordialidade até mesmo entre adversários políticos, lado a lado na plateia, deputados estaduais eleitos foram os primeiros a receber o diploma das mãos das autoridades. Um dos poucos momentos de animosidade aconteceu quando a deputada Luciana Genro (PSOL) recebeu o diploma e virou-se para o público segurando um cartaz com a frase “Golpistas não passarão”. A reação foi um misto de gritos de apoio e vaias.
Em seguida, receberam os diplomas os deputados federais, os suplentes de senador, Coronel Andreuzza (Republicanos) e Liziane Bayer (Republicanos), e o senador eleito Hamilton Mourão. Por último, o vice eleito Gabriel Souza, e o governador reeleito Eduardo Leite.
Leite começou seu discurso lembrando que é o primeiro governador reeleito do Rio Grande do Sul no período pós-redemocratização. Em tom conciliador, o tucano lembrou da polarização que marcou a disputa nacional entre Bolsonaro e o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e disse que a sociedade gaúcha escolheu uma alternativa que se posicionou “ao centro da batalha política travada no Brasil”.
Destacou que a sua eleição representa uma vitória coletiva e a continuidade da gestão anterior. Leite observou ainda que a democracia “tem sofrido duros ataques”, não apenas no Brasil, e pregou a aceitação do resultado das urnas.
— Desde o resultado final da eleição para presidente, infelizmente, a gente vê no Brasil uma série de protestos e de mobilizações contra o resultado das urnas, com alegações já refutadas e argumentos incompatíveis com o estágio da democracia do nosso país. Os custos impostos ao país com a discussão do resultado da eleição são muito maiores do que os eventuais custos que o governo eleito possa trazer, por mais que discordemos dele ideologicamente ou programaticamente. Chegou a hora de acatar todos os diplomas — discursou, sob aplausos entusiasmados da plateia.