Economia de Erechim sinaliza desaceleração para o segundo trimestre

Algumas empresas ainda não sentiram essa diminuição por terem firmado contratos de longo prazo, garantindo serviços até o mês de outubro.

Durante o primeiro trimestre de 2025, a economia de Erechim apresentava um crescimento acima do esperado, principalmente no setor industrial. No entanto, para o início do segundo trimestre e já neste final de mês de março, algumas indústrias começaram a registrar uma queda nos pedidos. Algumas empresas ainda não sentiram essa diminuição por terem firmado contratos de longo prazo, garantindo serviços até o mês de outubro.

Os empresários atribuem esta queda aos juros altos, enquanto os investidores aguardam uma possível redução nas taxas pelo Banco Central, muitos empresários, tanto do setor industrial quanto de outros segmentos, estão adiando projetos de ampliação de seus parques fabris que estavam programados para este primeiro semestre.

Empresários do setor da construção civil também estão preocupados. Embora tenham encaminhado financiamentos junto à Caixa Econômica Federal e esses tenham sido aprovados, os recursos ainda não foram liberados.

A tendência é que esta queda nas vendas possa se estender até o início do segundo semestre. Três fatores estão contribuindo para essa situação: juros altos, política econômica instável e turbulência política.

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS