A acadêmica Joseane Cristina Bassani, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos da URI Erechim, está realizando o Doutorado Sanduíche na Universidade do Algarve, em Portugal. “A experiência aqui em Portugal tem sido extraordinária, nesses três dos seis meses que permanecerei no país”, resumiu a estudante.
Financiado pelo CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o Programa tem permitido, desde sua chegada, a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre o cultivo da microalga Haematococcus pluvialis, informou ela. “A equipe é dedicada e altamente qualificada do GreenCoLab e tem me proporcionado um ambiente acolhedor e inspirador, permitindo explorar técnicas de cultivo e extração de biocompostos de microalgas”, frisou a pesquisadora. “Meu principal objetivo é otimizar as condições de cultivo da Haematococcus pluvialis para maximizar a produção de biomassa e biocompostos, visando sua aplicação em scaffolds bioimpressos para carne cultivada. Esta vivência tem sido essencial para meu desenvolvimento como pesquisadora em biotecnologia, enriquecendo minha formação no Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos da URI Erechim”, finalizou.
Joseane informou, ainda, que a partir de janeiro terá a oportunidade de trabalhar na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, na cidade do Porto, junto com seu orientador, professor Rui Moraes. “Sem dúvidas, será mais um capítulo repleto de aprendizado e crescimento”, conclui.
Por Ascom