Douglas Cenci Presidente da FETRAF RS falou no programa Cultura News sobre o 4º Congresso da Agricultura Familiar do RS
Iniciou hoje dia 5 e se estenderá até amanhã o 4º Congresso da Agricultura Familiar do RS promovido pela FETRAF RS. O evento está sendo realizado no Parque da ACCIE, em Erechim-RS.
Como disse Cenci no programa Cultura News, a realização do Congresso, trata-se de uma previsão estatutária da instituição e ocorre de três em três anos. O objetivo é avaliar a atuação o contexto e definir as ações que deverão ser realizadas afim de melhorar as condições de vida e trabalho da agricultura familiar gaúcha além de realizar a eleição e posse da Direção Geral, Direção Executiva e Conselho Fiscal.
Para que o congresso seja realizado um processo de preparação iniciou-se ainda no ano de 2023 e percorreu todo o estado em busca das demandas e anseios dos agricultores familiares. Esse processo tem como objetivo que as resoluções que nortearão a organização da categoria nos próximos três anos sejam representativas e aproximem os agricultores da instituição.
O início desse processo se deu com a criação do Grupo de Trabalhado de Elaboração, esse grupo é formado por dirigente e colaboradores da FETRAF-RS. Além disso contou com a participação de profissionais da área ligados às universidades, UFRGS, UFFS, UERGS, UFSM e UFRRJ. Esse grupo é responsável por organizar o processo de construção junto a base social e iniciou os trabalhos ainda no ano de 2022.
Neste ano o processo foi intensificado nos municípios, sindicatos e com os agricultores de forma direta. Os seminários municipais foram responsáveis por colher as demandas dos agricultores e agricultoras familiares. A atividade foi realizada em todos os municípios de atuação da FETRAF-RS passando por todos os sindicatos com a presença do Coordenador Geral, Douglas Cenci e membros da executiva da federação.
Assuntos em Discussão
Conforme o Coordenador Geral estão sendo discutidos desde o contexto da agricultura familiar, as tendências para o próximo período, alternativas que a agricultura tem frente ao conjunto de dificuldades que se enfrenta por conta das estiagens e agora das enchentes. A Agricultura Familiar é uma categoria que está muito presente aqui no Alto Uruguai e ela é hoje um lastro principal da economia e realizar o Congresso na nossa região é muito pertinente.
Quanto as enchentes, o Congresso servirá também para discutir as mudanças climáticas, pautar a sociedade sobre essas mudanças e também pautar os governos Estadual e Federal, especialmente no propósito da reconstrução, mas também em medidas de longo prazo que possam mudar o contexto climático que é a base de discussão hoje da agricultura familiar. Nos últimos 5 anos o agricultor familiar foi duramente atingido no RS por diversas vezes pelas estiagens do ano passado e neste ano por conta das enchentes. A oportunidade serve para cobrar o governo do Estado e o Governo Federal que aqui estarão representados medidas de apoio aos agricultores familiares do RS.
Participantes
Em torno de 500 delegados da Fetraf RS estão presentes no evento e mais agricultores, representantes, lideranças sindicais, cooperativistas, autoridades políticas, pesquisadores. Cinco Universidades estarão representadas e também representantes da FAO e pessoas ligadas a agricultura familiar.
10 anos da Fetraf RS
Conforme Douglas Cenci “teremos uma celebração dos 10 anos da FETRAF-RS. Em 2014 a Federação se estadualizou. Serão prestadas homenagens a pessoas que há mais de 30 anos vem construindo essa organização e isso vai ser na noite desta quarta-feira dia 6”. Pontuou.
Doações
Paralelo ao congresso serão recebidas doações de alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e higiene pessoal para ajudar os agricultores atingidos pelas enchentes.
Grandes Transformações
O Coordenador Geral da FETRAF-RS, Douglas Cenci, destaca que a agricultura familiar e o mundo vivem um momento de grandes transformações. “A mudança para um modelo de produção mais sustentável que permita o aumento da autonomia da agricultura familiar com um custo menor e com uma produção maior é fundamental para que possamos continuar no campo.”
Eleição e Posse da nova Direção
Na tarde desta quinta-feira, 6, serão eleitos e empossados os novos diretores da Federação que representa a agricultura familiar no RS que terá uma gestão de 3 anos.
Por Edson Machado