Dom José apresenta novos seminaristas em missa no Santuário de Fátima

Nas missas das 18h20 deste sábado e das 08h deste domingo, no Santuário de Fátima, Dom José apresentou à comunidade os três novos seminaristas do Curso Propedêutico deste ano. Concelebraram as missas os padres Giovani Momo, assistente do curso, e Valter Girelli, reitor do Seminário e do Santuário.

O Curso Propedêutico é um período, geralmente de um ano, que tem por finalidade preparar para um curso superior, no caso, para iniciar a filosofia em vista da teologia na preparação para a ordenação presbiteral. É uma etapa exigida pelas “Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil”, elaboradas à luz do Documento da Congregação para o Clero, órgão de assessoria do Papa, intitulado “O Dom da Vocação Presbiteral – Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis” (“a compreensão essencial do ser sacerdote ou presbítero”. Trata-se de um “tempo de preparação humana, cristã, intelectual e espiritual para os candidatos ao seminário maior”. Deve oferecer elementos para a formação na dimensão humano-afetiva, comunitária, espiritual, intelectual e pastoral-missionária.

Os três novos seminaristas são:

Lincoln Tunni Poltronieri: nasceu no dia 23 de novembro de 2000. Único filho de Itacir Poltronieri e Arlete Tunni Poltronieri, neto de Evaristo Poltronieri, casado com Maria Poltronieri (solteira Marangoni) e de Airton Tunni, casado com Melania Tunni (solteira Szefer). Natural da cidade de Erechim, residia no bairro Linho, pertencendo à Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Frequentou até terminar a oitava série, em 2014, a Escola Adventista de Erechim e concluiu o ensino médio em 2017 no Colégio Franciscano São José. De 2016 até ingressar no Seminário Nossa Senhora de Fátima no dia 28 de março de 2019, auxiliou seu pai, empresário, em sua firma, lá prestando todo o tipo de serviço. Após terminar o ensino médio, passou um ano apenas a auxiliar seu pai enquanto questionava-se não apenas sobre qual seria sua aptidão profissional, mas sobre qual seria seu lugar no mundo. No fim de 2018, fez vestibular para engenharia mecânica, mas quase que ao mesmo tempo percebia que a Santa Igreja não significava para ele somente o caminho a Salvação, mas também um lar, seu lugar no mundo que por tanto tempo procurara, um futuro o iria trazer imensa alegria, vivendo em nome de Deus, vivendo pela sua Salvação e pela Salvação do próximo, vivendo uma vida dedicada não ao material, mas ao espiritual, dedicada ao próximo, tentando ao máximo seguir os passos de Jesus Cristo e disposto a prestar a dedicação total e prestar os juramentos máximos por esta causa tão nobre.

Samuel Martini: nasceu no dia 31 de janeiro de 2000. É o segundo filho da união entre Paulo Valdir Martini e Maria Clarice Siebneichler Martini. Seu irmão chama-se Rafael Martini. Natural de Erechim, residia no bairro Atlântico, assim pertencia à sede paroquial Santa Luzia, onde atualmente o pároco é o padre José Carlos Sala. Frequentou até a sexta série do ensino fundamental na escola Luiz Badalotti no Bairro Atlântico e o restante completou na escola estadual Haidee Tedesco Realli. No primeiro ano de ensino médio ingressou ao seminário Nossa Senhora de Fátima, onde também estudou no colégio Haidee, e o restante do ensino médio foi realizado no Seminário Bom Pastor em Barão de Cotegipe, no qual estudava no colégio Estadual Mário Quintana. Ao término do ensino médio acabou decidindo ficar um tempo em casa para ajudar em seu discernimento vocacional. Passou um ano junto de sua família e neste período realizou alguns cursos e obteve oportunidades no mercado de trabalho. Porém, após um tempo de discernimento, acabou decidindo retornar ao Propedêutico no Seminário Nossa Senhora de Fátima.

Wellington João Mikoanski: nasceu no dia 24 de Março de 2000. É o segundo filho de Osmar Gabriel Mikoanski e Reli Amália Mezzalira Mikoanski. Seu irmão chama-se Willian Miguel Mikoanski. Natural da cidade de Carlos Gomes, Paróquia Santa Ana. Estudou o ensino fundamental na Escola Estadual de Ensino Médio Carlos Gomes e, o ensino médio, no primeiro ano, no Colégio Haidée Tedesco Reali, residindo no Seminário Nossa Senhora de Fátima e também na Escola Estadual de Ensino Médio Carlos Gomes, concluindo o segundo e terceiro ano no Colégio Estadual Mário Quintana, em Barão de Cotegipe, residindo e tendo aulas complementares no Seminário Bom Pastor, na mesma cidade. Terminado o Ensino Médio em 2017, retornou a sua cidade natal. Em 2018, frequentou o pré- vestibular Unificado, em Erechim, realizando alguns vestibulares no Estado do Rio Grande do Sul e também em Tocantins, aonde foi aprovado na ITPAC, na capital, Palmas.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS