Dom Adimir ordena primeiro padre na Diocese de Erexim

Na tarde deste último sábado de fevereiro e último antes da quaresma, dia 26, Dom Adimir Antonio Mazali ordenou o primeiro padre para a Diocese de Erexim, o então Diácono Leonardo Silva Pereira Fávero, na igreja N. Sra. da Salette, Bairro Três Vendas. No ano passado, fez sua primeira ordenação presbiteral em Cascavel, PR, Arquidiocese que estava sem o Arcebispo.

A missa de ordenação foi concelebrada por 25 padres da Diocese, três de outras, tendo o Pe. Lucas Stein como mestre de cerimônias, com a participação de três Diáconos permanentes, muitos ministros e ministras, coroinhas daquela Paróquia e de São Cristóvão, seminaristas, equipe vocacional, religiosas, familiares do novo padre, representantes das comunidades, especialmente da Paróquia São Cristóvão, onde o novo padre será vigário paroquial e onde atuou como seminarista e diácono. O coral N. Sra. de Fátima, regido pelo Pe. José Carlos Sala, Reitor do Seminário e do Santuário, animou os cantos da celebração.

O rito da ordenação presbiteral

Seguindo o rito de ordenação, após a proclamação do Evangelho, Pe. Clair Favreto, ex-reitor do Seminário São José em Passo Fundo, atualmente Pároco da Catedral, que acompanhou a formação de Leonardo por sete anos, apresentou pedido ao Bispo para que o ordenasse padre. Dom Adimir perguntou-lhe se estava devidamente preparado e se era digno do ministério. Com a resposta positiva, prosseguiu interrogando o ordenando sobre suas disposições para o sacramento e se prometia obediência a ele a seus sucessores. Em seguida, o coral entoou a ladainha de todos os santos, durante a qual Leonardo ficou prostrado ao chão, expressando a pequenez humana diante da grandeza da graça divina. Concluída a ladainha, em silêncio, o Bispo impôs as mãos sobre o ordenando. Todos os padres fizeram o mesmo e ficaram ao redor dele. Após este gesto, o Bispo proferiu a oração consecratória. O novo padre recebeu então a estola e a casula presbiteral. O Bispo lhe ungiu as mãos, lhe entregou a patena com o pão e o cálice com o vinho para a missa, expressando o poder de presidir a Eucaristia. Em sinal de acolhida no Presbitério diocesano, ele e os padres lhe deram caloroso abraço. Em gesto muito significativo, antes do abraço, Dom Adimir lhe beijou as mãos recém-ungidas.

A celebração prosseguiu com a oração do creio e o rito do ofertório com o agora Padre Leonardo junto ao altar, ao lado do Bispo e dos outros concelebrantes.

A homilia do Bispo

Dom Adimir iniciou a homilia lembrando os pais do ordenando, já falecidos. Agradeceu a Deus pelo sim do Leonardo ao chamado de Deus. A sua ordenação é uma festa para a Diocese. Ressaltou que a Palavra de Deus ilumina toda a nossa vida. As passagens dela na missa foram escolhidas pelo próprio Leonardo, com as quais quer conduzir seu ministério. Elas acentuam a missão de apascentar o rebanho de Deus. O discípulo de Cristo chamado para ela deve ter atitudes coerentes, vida pura, santa e irrepreensível, para viver à altura do Evangelho, conforme o lema do novo padre. São João ressalta que a escolha não é nenhum mérito do escolhido, mas iniciativa exclusiva de Cristo. O Bispo passou então a destacar aspectos do ministério presbiteral, dirigindo-se diretamente a Leonardo. Foi escolhido para ser sacerdote da nova Aliança, para pregar o Evangelho, conduzir o povo, celebrar os sacramentos. Exortou-o a transmitir a todos a Palavra de Deus, meditar na lei do Senhor, crer o que lê, ensinar o que crê, praticar o que ensina. Recordou-lhe o compromisso do celibato que lhe possibilita servir a Cristo mais livremente. Recomendou a todos rezar por ele, pela perseverança dos já ordenados e por novas vocações.

SONY DSC

Manifestações no final da celebração

– Elisângela Sbardelotto, pela para Paróquia N. Sra. da Salette. Apresentou ao novo padre os cumprimentos de todos, ressaltando que foi escolhido para testemunhar o amor de Deus. Desejou-lhe que possa viver a missão com entusiasmo, fé, dedicação e muita oração.

– Pe. Dirceu Balestrin, da Pastoral Presbiteral, em nome dos padres. Enalteceu a bela caminhada formativa do novo padre. Citou palavras do Papa Francisco na ordenação de padres – são ungidos para ungir. Enquanto ungem, são de novo ungidos pela fé e pela afeição do povo.

– Pe. André Lopes, Pároco da Paróquia da Salette. Frisou que a Paróquia está em festa. Há mais de 20 anos não vivia ordenação presbiteral. Expressou gratidão a Deus pelo sim do novo Padre. Deu orientação a respeito do jantar de confraternização que haveria no salão paroquial e convidou a todos para a primeira missa do novo padre na comunidade Santa Augusta, da mesma Paróquia, onde ele nasceu.

– Pe. Leonardo Fávero. Expressou agradecimento ao Bispo, aos padres, à equipe vocacional pela preparação da ordenação, ao Pe. Clair pelos sete anos que o acompanhou na formação, ao Pe. Anderson, ex-pároco da São Cristóvão, à comunidade N. Sra.da Salette, ao coral N. Sra. de Fátima e Pe. Sala. Disse que louvava a Deus pela Diocese e desejou que Maria Santíssima, São José, São Cristóvão e o beato Carlo Acutis intercedam junto a Deus novas vocações e a graça de ele viver à altura do Evangelho, para realizar seu lema de ordenação.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS