Dólar fecha em R$ 6,11, a maior queda em duas semanas
O dólar fechou em R$ 6,11 na segunda-feira (6), uma queda de 1,14%. Esta foi a maior queda da moeda norte-americana das últimas duas semanas.
Enquanto o Ibovespa, principal índice acionário da bolsa de valores brasileira, a B3, fechou em alta. A principal notícia para os mercados veio com o indicativo de que o governo de Donald Trump deve impor menos tarifas aos produtos importados do que prometido na campanha.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniu nesta segunda com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Após o encontro, ele afirmou à imprensa que o Orçamento de 2025 foi o tema central da conversa.
A expectativa é que o orçamento seja votado em fevereiro. Sem a peça orçamentária aprovada, o ano começa com algumas restrições, mas a área econômica diz não ver impacto no funcionamento do governo.
Uma das razões para o orçamento não ter sido aprovado no ano passado foi a demora na aprovação das medidas de cortes de gastos, entre elas restrições no ritmo de aumento do salário mínimo e nas regras de acesso do abono salarial, por exemplo.
Segundo o ministro da Fazenda, novas medidas de cortes de gastos ainda não começaram a ser discutidas. No fim do ano passado, Haddad indicou que levará novas recomendações ao presidente Lula.