Diretoria da Cooperalfa recepciona o deputado Paparico Bacchi
O parlamentar foi à Chapecó para receber as reivindicações e sugestões para fortalecer o sistema cooperativo e estimular investimentos no Rio Grande do Sul
O presidente da Cooperativa Agroindustrial Alfa (Cooperalfa), Romeo Bet, recepcionou o deputado Paparico Bacchi (PL) na sede da instituição, em Chapecó, para dialogar a respeito das políticas públicas fundamentais para fortalecer o cooperativismo e estimular investimentos no Rio Grande do Sul – com foco no desenvolvimento regional e no ambiente econômico e social das comunidades. O presidente da Aurora, Neivor Canton, também participou da reunião com o parlamentar.
Reeleito para o segundo mandato na Assembleia Legislativa nas eleições de 2022, Paparico Bacchi integra a mesa diretora do parlamento gaúcho, além de ser membro titular nas comissões de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo; e de Assuntos Municipais. O parlamentar reforça que desde o início do primeiro mandato, em 2019, mantém como prioridade nas suas ações políticas a intransigente defesa de um Estado mais enxuto, célere, eficaz e moderno – com foco nas reformas administrativas necessárias para melhorar a legislação tributária e impulsionar diversos segmentos econômicos do Rio Grande do Sul.
“Neste momento, o que mais me preocupa é a proposta de reforma tributária que tramita no Congresso Nacional. Acompanhando as movimentações políticas do governo federal, percebemos já no início do mandato um ‘inchaço’ na máquina pública, com a criação de novos ministérios e cargos de confiança. E para financiar uma gestão maior, com exponencial assistencialismo da máquina estatal ao cidadão, é necessário arrecadar mais impostos para suprir as despesas. Assim, não vejo a reforma como uma efetiva proposta que reduza impostos e proporcione no Brasil um ambiente próspero para negócios e investimentos”, salientou o deputado Paparico Bacchi.
O parlamentar também destacou que desde a Constituição de 1988, há uma centralização de receitas na União – agravando dificuldades financeiras nos estados e nos municípios que não conseguem fomentar a implementação de grandes indústrias nas comunidades do interior.
Fortalecimento do cooperativismo
Com 22.117 famílias associadas, a Cooperalfa conta com 35 filiais e 2.959 associados no Rio Grande do Sul e busca ampliar suas operações no Estado. Para isso, algumas ações foram apresentadas pela diretoria das cooperativas Alfa e Aurora ao deputado Paparico Bacchi.
Confira a seguir as principais pautas elencadas para o fortalecimento do cooperativismo:
– Manter projetos e ações com foco na melhoria das condições de infraestrutura (rodovias, estradas, acessos municipais, energia elétrica e água), especialmente quando ligadas à produção agropecuária;
– Exigências ambientais equitativas com demais países, compatíveis às necessidades de evolução da sociedade brasileira;
– Reduzir a complexidade da legislação tributária;
– Melhorar a segurança pública nas áreas rurais;
– Unificar a base de emissão das notas de serviços dos municípios, simplificando e desonerando os processos empresariais, sem perder a legalidade;
– Quanto a obrigatoriedade de emissão da nota fiscal de produtor rural eletrônica, pedimos que se leve em consideração as condições de disponibilidade de internet nas comunidades, capacidade socioeconômica e idade dos produtores rurais – detalhes que precisam ser superadas antes de tornar obrigatória a emissão de nota fiscal por meio eletrônico;
– Permitir a compensação do crédito tributário gerado em um produto, como já se faz em outros estados.
Consórcio Intermunicipal da Região Nordeste
Durante a região, o deputado Paparico Bacchi reforçou a iniciativa discutida entre municípios da Região Nordeste que buscam implementar um consórcio intermunicipal entre as administrações para gerar as condições necessárias para atrair grandes empresas na região, fundamental para impulsionar o desenvolvimento econômico e social.
Presença
Também participaram da recepção e reunião com o parlamentar, o 1º vice-presidente da Cooperalfa, Cládis Furlaneto, o 2º vice-presidente da cooperativa, Edilmar Wons, o chefe de gabinete do deputado Paparico Bacchi, Carlos Vigne, e demais assessores do deputado na Assembleia Legislativa.
Por Assessoria de Comunicação