Dicas de segurança para crianças e adolescentes

O Coordenador do Trânsito da Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social da Prefeitura de Erechim, Emerson Santarém, sempre preocupado em orientar e auxiliar a população quanto as medidas preventivas relacionadas à segurança de todos, destaca a importância das câmaras de videomonitoramento instaladas em nossa cidade.

De acordo com ele existe todo um controle por conta da Brigada Militar que diretamente da Central de videomonitoramento, através de sua equipe, observa os movimentos pela cidade as 24hs do dia. “Existem muitas campanhas de orientação e uma considerada importante é relacionada as crianças e adolescentes. São muitas as ocorrências de desaparecimento de menores registradas em nosso País, e esse é um dos motivos que faz os órgãos de segurança redobrar a atenção e divulgar medidas de prevenção”.

Orientação as Crianças e Adolescentes

Procure não andar sozinho, tenha sempre a companhia de seus amigos. Se sentir medo ligue para a polícia e explique o problema; evite ir ou voltar sozinho da escola. No impedimento de seus pais procure a companhia de amigos de sua confiança; quando estiver esperando condução para ir à escola ou para voltar para casa, evite os pontos de parada em locais escuros e isolados; não acredite em estranhos que dizem estar trazendo recado de seus familiares.

Peça que uma pessoa confirme o que estão falando; se for seguido por estranhos na rua, entre na primeira casa habitada e peça socorro; se alguém o atacar, tentando agarrá-lo, esperneie e grite bem alto, muitas vezes, pedindo ajuda; crianças e adolescentes não devem aceitar caronas de motoristas desconhecidos e, se algum deles lhe chamar, não dê atenção e nunca se aproxime do veículo; quando estiver desacompanhado e alguém o incomodar, querendo pôr a mão em seu corpo, grite bastante para chamar a atenção de outras pessoas que estejam por perto;

A Orientação dos Pais

Ensine seus filhos a conhecerem seu próprio nome, sobrenome, apelido, idade, local onde residem e telefone. Coloque estes dados, através de cartão, nos bolsos, ou escreva internamente nas roupas das crianças; instrua seus filhos a não conversar com estranhos, especialmente sobre hábitos de sua casa; não confie a guarda de suas crianças a pessoas desconhecidas, em momento algum, mesmo que seja por poucos instantes. Ao fazer compras e em locais de grande circulação de pessoas, mantenha as crianças sempre próximas; se outras crianças o agredirem para roubar, não resista e entregue o que pedirem. Assim que puder peça ajuda à polícia. Quando precisar de ajuda, procure um policial. Você receberá apoio e orientação.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS