Para celebrar a passagem do Dia Nacional do Surdo, comemorado neste 26 de setembro, a Escola José Bonifácio, dando as boas vindas a Coordenadora da Escola Fernanda Moro, recebeu na manhã de terça-feira (24) , o Arquiteto e Urbanista Surdo Emerson Rafael Galli da Silva. Emerson, único Arquiteto Surdo do Rio Grande, levou para aquele educandário a história de sua vida com a palestra: “Desistir Jamais”. Um público de estudantes, atentos, ouviram em libras, com tradução da professora da Escola JB Vera Galli, uma história de superação montada no esforço e foco.
” Nasci Surdo!!! Foi um espanto e tristeza para minha família. Depois de muitos especialistas, fui muito cedo à Escola Santo Agostinho onde tive apoio e orientação das professoras. Na APADA tive orientação e convivência com outros surdos. Concluí o ensino médio no Colégio IMLAU onde saí já aprovado em Arquitetura na URI. Foi um desafio e esforço muito grande, mas era o que eu queria, ser Arquiteto. Chegou o dia da minha formatura, nossa!!! Um momento de muita emoção, principalmente quando fui chamado para receber homenagem como formando Nota Dez. Assim também foi em minha Pós. “Hoje faço parte do IAB, Núcleo Erechim, e tenho muito orgulho em participar dos eventos, como Arquitetura Agosto, recentemente.
Emerson agradeceu a familiares, professores, tradutores de Libras, enfatizando que ser surdo, embora muitos avanços tenham ocorrido, mas ainda enfrentamos dificuldades como ir ao banco, hospital, supermercados, etc.
Emerson Rafael encerrou sua palestra deixando um agradecimento a direção do JB e uma mensagem de fé e otimismo a todos os alunos: “Sou um surdo profissional, fiz a faculdade dos meus sonhos, minha pós-graduação e ainda quero mestrado e doutorado, e vocês também vão conseguir”, afirmou Emerson Rafael.